O Santos reencontra neste domingo, diante do Cuiabá, às 18h, em duelo válido pelo Campeonato Brasileiro, o atacante André, ex-parceiro de ataque de Neymar e membro do famoso time do Peixe campeão da Copa do Brasil e Paulistão no ano de 2010.
Aos 31 anos, o jogador chegou ao time do Mato Grosso no começo da temporada vindo do Sport, que disputa a Série B do Brasileirão. Ao todo, entrou em campo 24 vezes, marcou quatro gols e deu duas assistências. Pelo torneio nacional, são 15 jogos.
O atacante já enfrentou o Santos em outras oportunidades e balançou as redes cinco vezes: pelo Vasco, Atlético-MG, Sport e o Grêmio. Na temporada 2021, foi titular contra o Peixe de Fernando Diniz. O jogo terminou empatado em 0 a 0, na Vila.
Em sua primeira passagem pelo Alvinegro Praiano, o jogador atuou em 51 jogos e marcou 28 gols, até ser vendido ao Dinamo de Kiev, da Ucrânia. O Peixe recebeu cerca de 50% do montante da venda, ou seja, aproximadamente R$ 9 milhões.
“A gente fez parte desse processo em 2008, 2009 e depois explodiu em 2010. As pessoas costumam ver futebol só quando explode, não veem esses dois aninhos que sofre. Joga ou não joga, Neymar era reserva, Ganso subia e descia para a base direto. Em 2010 a coisa aconteceu. Éramos jovens, mas já estávamos um pouquinho cascudos. A gente sabia o que queria. Esses dois anos antes foram fundamentais para nos dar experiência”, disse André para o GE.
Em 2012, André voltou ao time do Santos, comandado por Muricy Ramalho. Apesar da grande expectativa, o jogador não repetiu as boas atuações de 2010.
“A segunda passagem foi um pouco mais complicada. Estava bem no Atlético-MG, mas não tinha como falar não para o Santos. Foi mais o extracampo que me atrapalhou. Estava mal fisicamente, acima do peso”, disse. “Lembro que a gente jogava muito baralho na concentração. Aí os meninos pediam japonês, MC Donalds… E eu acima do peso. Aí os caras falavam: “E aí, André, vai querer um x-salada?” (risos). No dia seguinte o Muricy dava um esporro no Neymar: “Tu fala que é amigo dele e leva ele para comer hambúrguer?”. Às vezes eu vejo fotos… Que é isso, estava muito gordo”, finaliza.
No Cuiabá, André tem fortes concorrentes. Ele disputa a posição com Deyverson, que chegou do Palmeiras recentemente, e Rodriguinho, que joga como falso 9 por decisão do treinador em algumas oportunidades. Seu último jogo como titular foi no dia 14 de agosto, contra o Juventude. Na ocasião, André marcou o gol da vitória.
Acho que nunca mais vou ver um time como o de 2010, era demais ver aquele time jogar.
Imagine eu que vi o time em que o Pelé jogava, depois vi o de 78, o de 2002, e por último esse dex2009/2010, o Santos de tempos em tempos monta times fantásticos, o time de Pelé ganhou tudo porque, além de ser o melhor time.do mundo, o elenco além de permanecer, era constantemente reforçado, hoje os times são formados, fazem sucesso mas ganham poucos títulos, pois os jogadores sai vendidos para cobrir o saldo negativo na conta do clube, espero que o Rueda consiga reconduzir o Santos ao patamar de nível mundial.
Vai ver sim…vi 78, 95, 02, 04, 10…demora mas aparece kkk