
Santos mandou jogo no Parque Antártica em 2007 (Foto: Divulgação)
O Santos voltará a atuar como mandante no estádio do Palmeiras nesta segunda-feira (12), às 20h, contra o Ceará, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. A partida, inicialmente prevista para a Vila Belmiro, será realizada no Allianz Parque, marcando o primeiro mando santista na arena moderna e o 51º jogo do clube no local sem enfrentar o time da casa.
O histórico do Santos atuando no antigo Parque Antártica, rebatizado posteriormente como Palestra Itália e hoje Allianz Parque, começou em 1913, sete anos antes da compra do terreno pelo Palmeiras.
O primeiro jogo do Peixe no local foi contra o Corinthians, pelo Campeonato Paulista daquele ano, com vitória por 6 a 3. Quatro anos depois, novo triunfo sobre o rival da capital, por 3 a 2.
Após a aquisição do estádio pelo clube alviverde, em 1920, o Santos voltou ao local em outras 48 oportunidades sem enfrentar o Palmeiras, sendo 33 vezes como mandante e 15 como visitante.
A última vez em que o Santos foi mandante no estádio do Palmeiras ocorreu em 2007, no antigo Palestra Itália. Na ocasião, a equipe dirigida por Vanderlei Luxemburgo enfrentou o Rio Claro, pelo Paulistão, diante de pouco mais de 13 mil torcedores. Marcos Aurélio e Rodrigo Tiuí marcaram os gols da vitória por 2 a 1.
Além desse jogo, o clube praiano mandou outras três partidas no antigo estádio palmeirense neste século: contra o Marília (Paulistão 2004), Cruzeiro (Brasileirão 2005) e Grêmio Barueri (Paulistão 2007), todas com vitória do Peixe. O jogo contra o Ceará, portanto, será o retorno do Santos como mandante no local após 17 anos.