Rodrygo foi promovido ao time profissional no ano passado (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

Lucas Lourenço, Victor Yan, Robson Bambu, Rodrygo, Yuri Alberto, Matheus Guedes e Emerson farão em 2018 sua primeira temporada completa no time profissional do Santos. Os quatro últimos foram promovidos no fim do ano passado, e pela primeira vez fazem a pré-temporada com o elenco principal do Peixe. E todos eles passarão por um trabalho de fortalecimento físico antes de terem chance de brigar por um lugar entre os titulares.

Os atacantes Rodrygo e Yuri Alberto, de 17 e 16 anos, respectivamente, são os principais focos do trabalho da comissão técnica. Os dois, que estrearam na equipe profissional no Campeonato Brasileiro, passarão por um processo semelhante ao vivido por Neymar quando subiu para o time principal do Santos, em 2009. Naquela época, o craque pesava apenas 54 quilos – 16 a menos do que quando foi para o Barcelona, em 2013.

“O garoto que está vindo da base está competindo com atletas da idade dele. Será feito um trabalho de ganho de massa magra, para que ele possa melhorar a força porque vai começar a competir com homens”, disse Ednilson Sena, novo preparador físico do Santos, membro da comissão técnica de Jair Ventura no Botafogo. “Estamos focados em melhorar a massa magra deles para em um tempo mais curto conseguir melhorar o nível de força dos atletas.”

Esse trabalho, segundo Sena, não dá resultados muito rapidamente. No entanto, ele admite que, caso o treinador precise utilizar os garotos em situação de emergência, o processo pode ser acelerado.

“Temos de ter a sensibilidade de, no momento correto, liberá-los para o Jair. Se for uma necessidade do Jair, a gente vai avaliar como esse garoto vai absorver a carga da partida.”