
Santos vive pior sequência de resultados desde 2023 no rebaixamento (Foto: Raul Baretta / Santos FC)
O momento do Santos em 2025 remete diretamente ao período mais conturbado da história recente do clube. A equipe vive uma sequência de cinco jogos sem vitória nesta temporada, mesma marca que antecedeu o rebaixamento inédito à Série B, em dezembro de 2023. Naquela reta final, o time empatou com São Paulo (0 a 0) e Botafogo (1 a 1), antes de perder para Fluminense (3 a 0), Athletico (3 a 0) e Fortaleza (2 a 1), resultados que selaram a queda.
A fase atual também preocupa. O Santos não vence há cinco rodadas, com empates diante de Ceará e CRB (na Copa do Brasil), e derrotas para Grêmio, Bragantino e São Paulo. A última vitória na temporada foi contra o Atlético-MG, por 2 a 0, em partida que Neymar jogou alguns minutos e saiu lesionado. Desde então, o clube acumula tropeços e não consegue sair da parte de baixo da tabela — atualmente é o 19° colocado com apenas cinco pontos.
Sem Neymar em campo, já são 100 dias sem triunfos. Com o camisa 10 fora de ação, o time não vence desde o dia 1° de fevereiro, quando venceu o São Paulo por 3 a 1, na Vila Belmiro, pelo Paulistão. Sem o principal nome, a pressão aumenta sobre o restante do elenco e sobre a comissão técnica de Cleber Xavier que chegou recentemente ao clube.
Antes da pausa para o Mundial de Clubes, o Santos terá mais quatro compromissos pelo Brasileirão, além do jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil. Fora de casa, o Peixe encara o Corinthians no próximo domingo (18), o CRB no dia 22 pela Copa do Brasil e o Vitória no dia 25. No dia 28, enfrenta o RB Leipzig em amistoso internacional. A equipe só volta a jogar na Vila Belmiro no dia 1º de junho, contra o Botafogo, e depois encara o Fortaleza fora de casa, pelo Brasileirão.
O cenário atual reforça os fantasmas recentes do clube. Em 2023, a falta de reação na reta final culminou no descenso. Agora, a repetição da sequência negativa acende um alerta precoce para 2025. O Santos precisa mudar o rumo rapidamente para evitar que a história volte a se repetir no fim desta temporada.