Neymar está próximo de retornar ao Santos (Foto: Reinaldo Campos)

O Santos avança nos preparativos para anunciar oficialmente a volta de Neymar. O atacante tem previsão de deixar a Arábia e vir para o Brasil quarta-feira (29), após negociações finais entre seu pai e representantes do Al Hilal, da Arábia Saudita.

A expectativa é que a apresentação ocorra até o dia do clássico SanSão, no próximo sábado (1º), na Vila Belmiro. A reestreia está planejada para o dia 5 de fevereiro, data em que Neymar completa 33 anos, contra o Botafogo-SP, pelo Campeonato Paulista.

O atleta e seu staff já se planejam para o retorno à Baixada Santista, incluindo o aluguel de uma casa na cidade de Santos para ficar próximo ao CT Rei Pelé, evitando deslocamentos para o Guarujá, onde está uma de suas casas. 

Neymar retornou aos gramados em outubro de 2024, após uma lesão no ligamento cruzado anterior sofrida em 2023, mas teve uma nova lesão muscular em novembro. Neste ano, participou de um jogo-treino pelo Al Hilal e está clinicamente liberado, embora ainda precise de ritmo de jogo. Nos últimos dias, se destacou em treinos da equipe árabe.

As negociações foram impulsionadas por declarações do técnico Jorge Jesus, do Al Hilal, que afirmou não inscrever Neymar no Campeonato Saudita e indicou que a decisão sobre seu futuro ficaria a cargo do jogador. Além da proposta do Santos, Neymar recebeu oferta do Chicago Fire, dos Estados Unidos, mas escolheu retornar ao clube onde foi revelado.

Um pedido da diretoria santista a uma torcida organizada gerou o coro “Volta pra casa, Neymar” durante a última partida do Santos. Além disso, o clube enviou ao jogador um vídeo com a voz de Pelé gerada por inteligência artificial, em que o Rei dizia: “O meu trono está vago e só você pode ocupá-lo, Príncipe”.

O acordo com Neymar inicialmente previa um empréstimo de seis meses, mas a possibilidade de rescisão contratual com o Al Hilal tornou-se viável. A expectativa é que o clube árabe faça o primeiro anúncio, confirmando o fim do vínculo. No Santos, o contrato deve ser de seis meses, com opção de renovação por mais um ano.