Paulinho se aposentou dos campos em 2024 (Foto: Divulgação / Mirassol)

Depois de acertar com Cléber Xavier como novo técnico, o Santos trabalha para contratar um coordenador de futebol. O clube fez uma sondagem a Paulinho, ex-volante com passagens por Corinthians, Barcelona e Seleção Brasileira. Atualmente, ele exerce a função no Mirassol, onde trabalha desde janeiro de 2025. A indicação ao Peixe partiu do staff de Neymar.

Além de Paulinho, outro nome cogitado para o cargo é Vanderlei Luxemburgo. O clube avalia se será melhor contar com um perfil mais experiente, como o do ex-treinador, ou apostar em alguém mais jovem, da mesma geração dos jogadores, que tenha atuado com ou contra muitos deles, como é o caso de Paulinho.

No Mirassol, Paulinho atua como elo entre jogadores, comissão técnica e diretoria, além de participar de negociações de reforços. A ideia do Santos é justamente contar com um coordenador técnico que faça essa ponte interna no clube, servindo como figura de ligação entre os setores.

Paulinho se aposentou em 2024 e iniciou sua trajetória fora dos gramados no clube do interior paulista, que disputa a Série A pela primeira vez nesta temporada. Ele se prepara para atuar na gestão esportiva desde a primeira lesão grave que sofreu, há três anos. Desde então, investiu em cursos da área e atualmente cursa o programa de executivos de futebol da FIFA, com previsão de conclusão em setembro de 2025. Antes, participou de cursos de liderança e gestão da Federação Paulista de Futebol.

No segundo semestre de 2024, ele esteve na Europa, onde acompanhou o trabalho de Thiago Scuro, CEO do Monaco, com quem mantém relação próxima e negócios no Brasil. O DIÁRIO apurou que Paulinho também recebeu outras sondagens recentes para cargos diretivos em clubes brasileiros.