Maicon é um dos titulares do Santos (Crédito: Raul Baretta/ Santos FC)

O Santos vive uma situação difícil no Campeonato Paulista e ainda não conseguiu emplacar uma sequência de vitórias no torneio regional. Para piorar, a equipe sofre no sistema defensivo e carrega o fardo de ser o time de pior defesa entre os clubes de Série A no ano.

Ao todo, o Peixe entrou em campo nove vezes e sofreu 12 gols, o que da uma média de 1,33 sofridos por jogo. O Flamengo, segundo time de pior defesa, sofreu também 12 gols, mas em 10 jogos. Por fim o Cruzeiro com cinco jogos e cinco gols sofrido, o que da uma média de um gol por jogo.

Pensando nessa situação, o técnico Odair Hellmann mudou o time para enfrentar o Santo André fora de casa e colocou um esquema com três zagueiros: Maicon, Bauermann e Joaquim. Se na bola aérea o time melhor, a defesa deixou espaço para o time mandante pelo chão, que aproveitou e abriu o placar.

“Eu não tinha o projeto de jogar com três zagueiros, mas a circunstância nos ajudou por conta da bola parada. Pensei em ter os alas, abrir o jogo. O jogo por dentro se torna um jogo lento e tem também a dificuldade do campo. O Santo André trabalha muito em primeira e em segunda bola. O passe por dentro saiu, mas saiu pouco e ficamos sem amplitude. Por isso, eu troquei. A minha substituição foi para mudar o sistema, o Felipe não teria condições de jogar o tempo inteiro e eu tinha que manter a bola parada. Precisamos construir esse time em meio à competição, é difícil”, disse Odair.

Com o resultado, o Santos segue na lanterna do grupo A, com dez pontos ganhos. Na próxima rodada, domingo (19), o Peixe recebe a Portuguesa na Vila Belmiro. A equipe do técnico Gilson Kleina ocupa a penúltima colocação com seis pontos e 13 gols sofridos, a segunda pior do torneio.

Leia também: