
Santos disputará quatro competições em 2022 (Crédito: Galeria Santista)
O Santos vai disputar quatro competições em 2022 e pode ter jogos transmitidos em até sete canais. O Campeonato Paulista está previsto para o final de janeiro e a equipe tem estreia marcada contra o internacional de Limeira no dia 26 de janeiro. A Copa do Brasil tem início para o dia 23 de fevereiro, a Sul-Americana começa no dia 9 de março e o Brasileirão na primeira semana de abril.
Uma das grandes novidades do Paulistão vai ser a transmissão das partidas na TV Record (TV aberta), pelo YouTube (Internet) e no HBO Max (TV Fechada). Nesta quinta, a Globo fechou acordo para transmitir a competição no pay-per-view (canal Premiere).
O Peixe fechou um acordo com a Globo para a transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro na TV fechada de 2022 a 2024. A Copa do Brasil também está incluída no pacote. Portanto, as partidas do Brasileirão e Copa do Brasil terão transmissão na Globo (TV aberta), SporTV (TV fechada) e Premiere (pay-per-view).
Já a Copa Sul-Americana terá transmissão apenas pela Conmebol TV (pay-per-view). No final do ano passado, a Conmebol fechou um acordo com a Bandeirantes para criação de um canal exclusivo para a transmissão da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana, um formato inédito no Brasil e comum nas ligas americanas. Na última participação do clube da competição já teve jogos transmitidos no canal.
Espero poder expor minha critica nesse espaço hoje. Na sexta fui impedido pelos cornetas bocas sujas que, infelizmente, o Diário do Peixe não modera.
Primeiro, os fatos. A Globo tradicionalmente paga um valor baixo pelos direitos do SANTOS e não transmite os jogos na rede aberta. Isso causa um grande problema ao SANTOS pois retira a sua visibilidade do grande público. O que prejudica a venda das cotas aos patrocinadores da camisa e do marketing. O SANTOS arrecada pouco, porque não oferece visibilidade ao patrocinador e sua torcida envelhece, porque não se renova.
Segundo a lei do mandante permite agora que os clubes transmitam diretamente os jogos de seu mando. O Rueda, infelizmente, não aproveitou a oportunidade do Paulista e assinou um acordo conjunto com os três grandes de São Paulo. Vai ter um duplo prejuízo. Vai ter poucos jogos transmitidos. A Record vai dar prefêrencia ao trio paulistano. Segundo, pela primeira vêz o Paulista será transmitido apenas para São Paulo e sul do país. O resto do Brasil irá ver o Carioca. Portanto, o acordo com a Record não apenas mantém como acentua a falta de visibilidade.
As demais formas de transmissão são pagas. O que limita seu alcance aos abonados que podem pagar por elas. Fica assim comprometido o futuro do SANTOS como torcida grande, pois sem visibilidade perde-se as novas gerações da classe trabalhadora, que são o que garante as receitas publicitárias.
O SANTOS deve, urgentemente, mudar sua postura. Investir em uma parceria com uma rede de TV aberta, mesmo que de menor expressão, que transmita todos os jogos do SANTOS. Não pensar no imediatismo da receita, mas investir na ampliação da torcida.
Espero que os leitores da materia reflitam e opinem com o minimo de educação. É o futuro do SANTOS. Não respeitem apenas a mim mas ao SANTOS, acima de tudo.
Falou tudo!!!!
Vai ter jogos transmitidos tbm pelo YouTube de forma aberta, mas entendo que tbm limita um pouco o público, pois apesar de muitos usarem YouTube não são TODOS como ocorre com TV aberta.
Caro Alex, finalmente um “textão” que valeu muito a pena ler. Eu sou presidente da Associação Família Alvinegra com 102 Sócios e 4 Conselheiros e farei o possivel para que suas ponderações cheguem ao conhecimento do clube. Se quiser debater mais sobre o assunto acesse o twitter “Santos na Veia” abs
Obrigado pelo retorno, Alex. Sinceramente. Não esperava tanta repercussão positiva em um domingo de virada de ano. E aproveito para agradecer a todos pelas postagens, até o momento, de alto nível, sem agressividade. Que seja assim por todo ano de 2022: todos unidos pelo SANTOS!
Seu comentário seria válido se você bancasse o salário e despesas do clube nós próximos 5 anos, sem o dinheiro da tv o Santos não sobreviveria, acho que isso é a primeira coisa que cada um tem que saber, em uma emissora pequena as empresas não patrocinaram, ou seja, já perderia as principais receitas do clube, quem quer anunciar pra ninguém ver?
Concordo.
Concordo
Concordo também
De pleno acordo.
Alex, infelizmente ainda nao existe a lei do mandante.Precisa dos 2 times que estarao jogando, terem contrato com uma mesma emissora. Entao fica dificil imaginar que todos adversarios do Santos, assinariam com a mesma emissora do Santos, para que todos jogos sejam transmitidos em tv aberta. Eu tb reclamo muito por supostos privilegios da tv aberta a outros times….mas levantei os dados de 2020 (nao achei 2021) e a Globo transmitiu apenas 2 jogos a menos do Santos do que do Flamengo (11 vs 13) e 1 jogo a mais do Santos do que Palmeiras (11 vs 10).
É um assunto bastante complexo e concordo em termos com a indignação, mas, mesmo se tivesse assinado com uma outra rede temos que lembrar que as grades são regionalizadas e a transmissão continuaria a ser apenas para SP (o Nordeste inteiro já assiste ao Carioca e/ou seu campeonato regional) e só nos jogos como mandante já que no outro mando continuaria com a Globo. Talvez no futuro, com uma melhora do streaming, nós consigamos mudar alguma coisa, até 2024/2025 ainda estaremos meio amarrados.
Concordo
Não sei se a lei do mandante já está em vigor, se estiver o Clube deveria fazer uma parceria com um canal aberto, um fechado e um streaming, para ter maior visibilidade, e assim além de expor a marca , arrecadaria mais.
O Santos FC tem que voltar a ser “protagonista”. Com essa política “pé de chinelo” vamos ficar cada vez mais para trás!!!!!!!
As televisões vão atrás de bons espetáculos . Só com times fortes teremos visibilidade!!!!
Feliz ano novo pra todos!!!!
Concordo. Aqui em Mato Grosso, se quisermos ver jogos do Santos temos que pagar, espero que isso mude, pois na minha região tem muitos Santistas.
Vejo o SANTOS se diminuindo cada vez mais pra essa rede globo ou pra quem quer que seja, que chegue com alguma esmola na mão, quando vms ter gente que de fato pense grande no SANTOS??? pense a longo prazo e não nessas esmolas que essas porcarias oferecem??? dão o que há de melhor pra São Paulo, Palmeiras e corinthians e deixam as sobras para o SANTOS. Haaaaa, Vão á merda
O texto do Alex é perfeito. A única ressalva é que a lei do mandante ainda não existe. Mas pelo texto dá para ter noção da dificuldade que é gerir um clube de futebol nos dias de hoje. Os amadores não tem mais vez. Feliz 2022 a todos.
Concordo e assino em baixo infelizmente a Record vai dar preferência para os três times de São Paulo Corinthians Palmeiras e São Paulo o Santos sempre foi e sempre será desprezado pela mídia o maior sonho deles e ver o Santos cair pra segunda divisão de qualquer campeonato l
Alex e demais colegas:
Analisemos a tríade: SANTOS – FUTEBOL – CLUBE
SANTOS: Cidade pequena/média, se considerarmos a Baixada Santista. Santos, conhecido mundialmente por causa do Porto e por causa do Pelé (principalmente) e companheiros dos anos 60.
A população da cidade de Santos, até hoje, divide-se entre torcedores do Santos e santista torcedores de outras equipes, em especial, o Corinthians.
CLUBE: Não temos, nunca tivemos, e provavelmente, não teremos. Simplesmente, não temos clube. Temos uma sede com algumas mesas para jogar dominó e cartas. Talvez, algum salão para festejos…
FUTEBOL: É A ÚNICA COISA QUE DÁ NOME E DINHEIRO AO SANTOS FUTEBOL CLUBE!!!
TEMOS QUE INVESTIR NO FUTEBOL, LUTARMOS PARA SER CAMPEÕES, OU DISPUTAR LÁ EM CIA.
DO CONTRÁRIO, NÃO TEREMOS TORCIDA. SEM TORCIDA, SEM PATROCINADOR.
SEM TORCIDA E SEM PATROCINADOR DE PESO, NÃO HAVERÁ MOTIVAÇÃO PARA QUALQUER EMISSORA TRANSMITIR NOSSOS JOGOS.
Por isso, lamento que fizeram um jogo SUJO contra o presidente Peres, que pensava exatamente assim.
Lamento pelo Jogo sujo que fizeram contra sua gestão.
SEM TORCIDA, SEM PATROCÍNIO, NEM QUALQUER EMISSORA VAI SE INTERESSAR EM
Solidarizo-me com o Alex, pois pessoas que não possuem educação deveriam ser banidas dos comentários, sejam eles favoráveis ou não. A isto, dá-se o nome de Liberdade de Expressão, o que não inclui falta de educação.
Enquanto o Santos não quitar dividas com empresários que trabalham por lá, acredito que não terá autonomia para crescer como clube !
Só se tem crescimento de torcida com títulos e administração competente o que não é o forte do Santos neste quesito de transmissão.
A Lei do Mandante existe sim.
Alex está correto se analisarmos apenas o campeonato paulista, pois com relação ap Brasileirao existe contrato em vigor com a Globolixo.
Andre, a lei existe, porem os contratos vigentes entre clubes e TVs , tem que ser respeitados. Somente quando esses contratos acabarem e que a nova lei podera ser aplicada nas novas negociaçoes. Acho que sera a partir de 2023.
Para crescer torcida , o produto tem que ser bom. Nos anos 80/90 o melhor futebol da Europa era o italiano, entao assistia se muito mais jogos dos italianos aqui no Brasil.Hoje, o melhor futebol e a Premier League, por isso os jogos da Inglaterra tem a maior audiencia e os clubes ingleses ficaram mais populares por aqui. A ESPN passa /passava Premier League e tambem o campeonato Chines…..nem por isso o futebol chines se tornou popular no Brasil, pois nao da prazer em assistir. Em resumo: o produto futebol tem que ser bom e vitorioso para crescer o numero de torcedores haja vista crescimento da torcida do Santos nas geraçoes Robinho/Diego e Neymar/Ganso.Para o produto futebol ser bom o clube tem que ser bem administrado como vimos acontecer com Flamengo e Palmeiras ou ficar na dependencia de aparecer algum raio que traga algum retorno tecnico. Porem se o clube nao for bem administrado, qualquer ameaça de raio vai embora muito cedo.Nao vejo problema relacionado com a cidade de Santos….apenas Santos (sem as outras 6 cidades da baixada) tem populaçao parecida com Manchester na Inglaterra ou Dortmund na Alemanha, onde existem clubes super bem sucedidos .Se o Santos reduzir mais 200m das dividas em 2022 (em 2021 reduziu mais que isso) vai poder ter uma folha de pagamento mais que o dobro da que tem hoje, entao a chance de ter um time vitorioso e atrativo para torcedores e midia vai aumentar muito.
UM ABSURDO ISOLAR O SANTOS FC NA TV PAGA,ONDE A VISIBILIDADE É MENOR QUE NA TV ABERTA.O CLUBE ARRECADA MUITO POUCO NA VENDA DE ESPAÇO DE PATROCINIO MASTER,ONDE PRECISA ARRECADAR VALORIZAR SUA CAMISA A GLOBO DAR UM CALA BOCA PARA O PRESIDENTE RUEDA ATÉ ENTÃO UM BANANA DE PIJAMA.#FORARUEDA
Lei 14.205 sancionada pelo presidente em 15 de setembro de 2021, conhecida como a lei do mandante, ou seja a lei existe sim!
Eu endoso as suas palavras Alex, Sou um sanista do interior de Minas e só passa carioca na TV aberta e na fechada dão prioridade ao trio de ferro da capital reparam que os investidores hoje em dia têm prioridade a clubes da capital seja em qualquer Estado, infelizmente o nosso SANTOS FICARÁ para trás nesse quesito, pois não é atrativo investir em um clube que fica situado em uma região com pouco investimento, Sejamos sinceros o clube tem que usar sua força, marca e torcida na capital fazer de São paulo uma segunda casa. Para que esses investidores sejam atraídos.
Alex vc está corretíssimo
Muito bom o debate, e o melhor, ótimo nível, precisamos abrir nossas mentes para as várias possibilidades. Quanto a nós, torcedores, usemos nossas camisetas, nos tornemos Sócios Rei, vamos abrir novas embaixadas do SantosFC, continuemos assistindo os canais do YouTubes Santistas, façamos nossa parte, parabéns por esse belo início de mudança de mentalidade!
Santos sempre Santos!