Participando da pesquisa, o torcedor recebe um voucher de desconto e concorre a camisas oficiais autografadas por Sampaoli (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O Santos lança nesta quarta-feira a pesquisa Raio X Alvinegro. A iniciativa visa atualizar e aprofundar o entendimento do clube sobre o perfil do torcedor e será conduzida totalmente pela internet com objetivo de detalhar o perfil dos santistas e suas principais formas de relacionamento com o Peixe. Através da ferramenta de inteligência artificial, o Santos poderá saber, por exemplo, como os torcedores reagem aos resultados dos jogos, sua opinião sobre novas contratações ou ainda quais as marcas mais respeitadas pelos santistas.

A utilização de tal ferramenta é pioneira no futebol brasileiro e mas já é utilizada por clubes da Europa, como o Arsenal da Inglaterra. Os ingleses aplicam a mesma tecnologia para compreender melhor sua torcida, criar experiências que aumentem o envolvimento com o time, além de identificar potenciais patrocinadores.A pesquisa é tida como uma peça-chave para o planejamento do marketing do Peixe.

“Os clubes precisam tornar mais técnico o conhecimento do perfil de seus torcedores para aprimorar serviços, comunicação e produtos para eles. Além de com tais dados poder desenvolver de forma mais precisa sua plataforma comercial.”, afirma Marcelo Frazão, Executivo de Marketing e Comunicação.

Para participar da pesquisa, basta o torcedor acessar ao site www.santosfc.com.br/raio-x-alvinegro e seguir as instruções da página. Todos os participantes ganharão um cupom de desconto de 10% na Santos Store e também concorrerão a duas camisas oficiais do Santos autografadas pelo técnico Jorge Sampaoli.

A pesquisa será realizada em parceria com a KonnecTo, uma StartUp de tecnologia Israelense que conduz todo processo por sua plataforma de inteligência artificial via internet. Os torcedores responderão a um questionário inicial e depois precisam concordaram em compartilhar algumas informações das suas redes sociais com a KonnecTo.

“Esse compartilhamento é feito de forma totalmente transparente e segura para o torcedor, aonde ele decide qual tipo de informação quer compartilhar conosco“, afirma Paulo Prado, diretor da KonnecTo no Brasil. A KonnecTo executa esse mesmo tipo de pesquisa também para empresas como Coca-Cola, Unilever e Carlsberg.