O presidente do Santos, Marcelo Teixeira, confirmou a troca com o Fortaleza pelos laterais Felipe Jonatan por Gonzalo Escobar. Em coletiva nesta quarta-feira (17), o dirigente afirmou que o Peixe ainda fica com 50% dos direitos econômicos do jogador e falou sobre o fim do ciclo de cinco anos.
“Com referência ao Escobar, foi a troca que realizamos junto ao Felipe Jonatan. Jogador que esteve cinco anos no Santos, teve uma trajetória importante. Santos permanece com 50% dos direitos econômicos do Felipe Jonatan. Isso é importante, o Santos não vai descapitalizar um patrimônio. Entendemos que o Felipe é um jogador jovem, mas a continuidade dele no Santos…eu, Gallo, comissão técnica são testemunhas da minha vontade pessoal da permanência dele. Parte da torcida já pedia, em redes sociais, a saída”, disse.
“Nós mantivemos e ele foi importante, útil na campanha do Paulista. Nós também temos que entender que há prazo de ciclo. O ciclo do Felipe Jonatan esgotou, talvez pelo lance na final contra o Palmeiras ou não, esgotou. Já tinha esgotado, a permanência poderia ser útil tecnicamente e poderia não ser benéfica. Nós entendemos que essa troca tanto o Escobar quanto o Jonatan poderão respirar novos ares. Isso está no padrão do teto salarial que o Santos negociou com os jogadores”, completou.
Felipe Jonatan tinha contrato com o Alvinegro até fevereiro do ano que vem e chegou a recusar propostas de renovação com o clube. Nesta temporada, o atleta soma duas assistências em 14 partidas pelo Paulistão.
Na primeira fase do estadual, foi titular contra o Botafogo-SP, Ponte Preta, Água Santa, Guarani, Novorizontino, São Bernardo e Inter de Limeira e entrou contra o Palmeiras, Red Bull Bragantino e São Paulo. Nas quartas de final, titular contra a Portuguesa e contra o Red Bull Bragantino na semifinal. Nas finais contra o Palmeiras, titular nos duelos.
É o ano de retorno do lateral depois de uma séria lesão em 2023. Felipe se lesionadou no empate do Peixe sem gols com o Audax Italiano (Chile), na Vila Belmiro, pela fase de grupos da Sul-Americana, no dia 20 de abril do ano passado. A reestreia do jogador nos gramados foi em Ribeirão Preto, no dia 20 de janeiro.
HISTÓRICO
Natural de Fortaleza (CE), Felipe Jonatan tem 26 anos e teve passagens pela base do Fortaleza, Ceará e Bahia. Em 2017, começou a carreira profissional no Vozão e se destacou até ser contratado pelo Santos em março de 2019, por uma multa de R$ 6 milhões. Já como jogador do Peixe, Felipe Jonatan foi chamado para a Seleção Brasileiro Sub-23 pela primeira vez.
Naquele ano, disputou a titularidade com o Jorge e ficou na posição desde então. Em 2022, chegou a dividir com Lucas Pires, mas se consolidou até o ano passado antes na lesão de LCA. Ao todo, são 210 jogos pelo Alvinegro e seis gols marcados.
Leia também:
Obrigado Deus.
Se a negociação foi possível nessas bases, tudo bem, mas eu venderia 100% ou trocaria por mais jogadores, Felipe Jonatan dificilmente irá se valorizar mais.
Alho que foi um péssimo negócio para o Santos fc. Felipe Jonathan tem mercado. Se tivesse segurado um pouco mais. Com certeza acharia coisa melhor. O Santos fc já está cheio de problema. Aí vai lá e traz outro do Fortaleza.
ele não quis renovar e em poucos meses, perderia se tudo…
Já foi tarde.
Henrique concordo plenamente já deveria ter ido junto da leva Q foi com a chegada do Marcelo Teixeira falta o Morelos é o dodô e o Nonato muito fraco
ninguém é louco de querer esses 3 kkk não é por falta de oferecer, o Dodo foi oferecido até pra portugal e ninguém quis….
Ninguém queria a permanência deste pseudo-lateral. Deveria ter feito dinheiro com ele antes, vendendo para o Internacional.
FJ marcando é uma bosta, como ala quebra o galho. Não fez e jamais fará falta. Vá com Deus!
o cara não queria renovar e em poucos meses teria pré contrato e perderíamos tudo, no final foi bom negócio sim Felipe J está ultra queimado com a torcida e ele sabe disso por isso não quis renovar e queria vazar, existe uma chance dele ao final ser vendido pra fora ou outro time e o clube receber metade está ótimo, o Escobar não tem a mesma ”qualidade técnica” do Felipe no passe e assistência mas uma coisa eu digo ele Escobar marca melhor e mais junto vai tomar bastante cartão inclusive kkk por ser duro na marcação….Pra mim no final o negócio foi bom sim….