Neymar viajará pela Alagoas e está perto de retornar aos gramados (Foto: Raul Baretta / Santos FC)

Após seis jogos ausente por lesão, Neymar será relacionado pelo Santos para a partida contra o CRB, na próxima terça-feira (21), pela volta da terceira fase da Copa do Brasil. O jogador de 33 anos não atua desde 16 de abril, quando deixou o gramado chorando após sentir a coxa esquerda durante a vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-MG, na Vila Belmiro.

A previsão inicial era que Neymar voltasse aos gramados no amistoso contra o RB Leipzig, no dia 28 de maio, em Bragança Paulista. No entanto, a recuperação foi considerada satisfatória e o retorno pode ocorrer com uma semana de antecedência. O atacante só será utilizado em caso de necessidade, com tempo estimado de 20 a 30 minutos na etapa final. A ideia do departamento médico e da comissão técnica é evitar uma nova sobrecarga física.

O planejamento é dar ritmo ao atleta gradualmente, evitando a repetição de lesões. Desde que retornou ao Santos, em janeiro, após rescindir contrato com o Al Hilal, Neymar já sofreu duas lesões musculares na coxa esquerda — em músculos diferentes — além de uma ainda nos Emirados Árabes, logo após voltar de uma cirurgia no ligamento cruzado anterior. Por isso, o clube mantém cautela no processo de reintegração.

Durante a recuperação desta última lesão, Neymar realizou todos os trabalhos no CT Rei Pelé, com acompanhamento integral dos profissionais do Santos, em dois períodos. Diferentemente da primeira lesão, em que chegou a fazer parte da reabilitação com sua equipe particular em casa, o camisa 10 permaneceu sob os cuidados exclusivos do clube.

Nos nove jogos em que esteve em campo desde o retorno, Neymar marcou três gols e deu três assistências. Todos os gols foram em bolas paradas: um de pênalti, um de falta e um olímpico. Sete desses jogos foram como titular. Desde sua saída, o Santos não venceu: empatou com CRB e Ceará, e foi derrotado por São Paulo, Bragantino, Grêmio e Corinthians. O time ocupa a 19ª colocação no Campeonato Brasileiro, com cinco pontos em nove rodadas.

Nos bastidores, Neymar demonstrou confiança na volta e chegou a brincar com colegas dizendo que “agora o time vai voltar a vencer”. Apesar disso, a decisão sobre sua entrada em campo dependerá do andamento da partida. Em caso de vitória tranquila, ele deve permanecer no banco e seguir à disposição para os jogos seguintes. No duelo de ida contra o CRB, na Vila Belmiro, houve empate por 1 a 1.