
Matheus Garcia marcou o gol da virada do Santos (Crédito: Reinaldo Campos/Santos FC)
O Santos venceu o Flamengo de virada por 2 a 1, na Vila Belmiro, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro Sub-17, nesta quarta-feira (11). Os gols foram de David Nogueira e Matheus Garcia.
A equipe do técnico Elder Campos chega a nove pontos no torneio. Os Meninos da Vila têm três vitórias e duas derrotas, com oito gols marcados e cinco sofridos. Na campanha, ganharam do Athletico-PR (F), Internacional (C) e Flamengo (C) e perderam para Fortaleza (C) e Juventude (F).
Na próxima rodada, o Peixe joga contra o Cuiabá na próxima terça-feira (17), às 16 horas, no CT Manoel Dresch.
O JOGO
Com apenas um minuto jogado, o Peixe já chegou com perigo ao ataque pelo lado esquerdo. David Nogueira invadiu a área e bateu cruzado, fazendo a bola passar pela frente da meta e sair muito perto da trave direita, para fora. Aos 20 minutos, o Peixe teve falta para cobrar pelo lado esquerdo do campo de ataque.
Nadson levantou a bola para a entrada da área e, de costas para o gol, David Nogueira deu desvio que colocou a bola na direção da meta. Bem posicionado, o goleiro flamenguista fez defesa segura. Nove minutos depois, em escanteio pela esquerda, Garcia bateu fechado e com muita força, ficando perto de marcar um gol olímpico.
A batida do camisa 7 obrigou Gabriel Werneck a se esticar para fazer a defesa em cima da linha de gol. Aos 33, o árbitro Gustavo Alencar Rodrigues viu toque da bola no braço de Ryan Carlos dentro da área santista e assinalou penalidade máxima para o Flamengo. Na cobrança, Ryan Roberto bateu firme no canto inferior direito, sem chances de defesa a João Pedro.
Já no segundo tempo, com seis minutos, a bola sobrou para Garcia pelo meio da grande área mas, ao finalizar, o camisa 7 santista foi travado. A bola desviou no marcador e saiu em escanteio pela esquerda. Na cobrança, Garcia cruzou na direção da primeira trave e Vinícius Fabri desviou de cabeça, fazendo a bola chegar a Nadson. Pelo meio da área, o camisa 11 achou espaço para bater colocado, mas mandou para fora.
Pouco depois, a bola chegou a Vinícius Fabri, que apareceu com espaço pelo meio da entrada da área. Ele arriscou finalização com muita força e a bola acabou subindo demais, saindo sobre o travessão. Logo depois, aos oito minutos, o Santos FC empatou o placar com David Nogueira.
Em pressão à saída de jogo dos adversários, Samuel Pierri roubou a bola dentro da área e fez ela chegar ao centroavante. O camisa 9 dominou e teve frieza para bater rasteiro, colocando a bola nas redes do canto inferior esquerdo. Aos 10, o Time da Virada conquistou a vantagem no placar com tento de Garcia. Depois de jogada de Nadson pela ponta esquerda, a defesa afastou a bola nos pés do camisa 7.
Da entrada da área, ele chegou batendo colocado para o fundo das redes do canto esquerdo. Gabriel Werneck tentou se esticar, mas não alcançou a bola, que entrou próxima ao pé da trave. Com 15 minutos da segunda etapa, Samuel Pierri carregou a bola pelo campo de ataque e, ao chegar próximo à entrada da área, arriscou uma bomba de pé direito. Com muita força, a bola saiu sobre a meta.
Depois do domínio do Peixe nos minutos iniciais, a metade final da segunda etapa teve mais equilíbrio entre as equipes. O Flamengo se lançou ao ataque determinado a reverter a desvantagem, mas esbarrou na grande atuação do sistema defensivo santista.
FICHA TÉCNICA
SANTOS FC 2 X 1 FLAMENGO (RJ)
Local: Estádio Urbano Caldeira, em Santos (SP)
Data: quarta-feira, 11 de junho de 2025
Horário: 15h
Árbitro: Gustavo Alencar Rodrigues
Assistentes: Felipe Camargo de Moraes e Gabriel Rodrigues Santos
Cartão amarelo: (SFC) Cabelo, Ryan Carlos e Yuri Soares; (CRF) Ryan Roberto e Luiz Guilherme
Gols: (CRF) Ryan Roberto, aos 34′ do 1ºT; (SFC) David Nogueira, aos 8′ e Garcia, aos 10′ do 2ºT
SANTOS FC: João Pedro; Yuri Soares (Guilherme Cruz), Ryan Carlos, Samuel Costa (Gabriel Côco) e Rafael Gonzaga; Cabelo, Samuel Pierri (Davi Carvalho) e Vinícius Fabri; Garcia (Benício), Nadson (Lorenzo de Paula) e David Nogueira (João Grando). Técnico: Elder Campos
Flamengo: Gabriel Werneck; Heitor Fairbancks, Daniel Carvalho, Levi Dias e Fábio Henrique; Lucas Falcone (Enzo Pinheiro), Matheus Tiago (Rogério Araujo) e João Vitor; Diego Guimarães (Jhefinho), Ryan Roberto e Luiz Guilherme (Pedro Henrique). Técnico: Daniel Cardoso
REGULAMENTO
Os 20 clubes participantes ficam em grupo único e se enfrentam entre si em turno único. Após as 19 rodadas, os oito melhores colocados avançam para as quartas de final. A melhor campanha duela contra a oitava, a segunda com a sétima e assim por diante. Prevista em jogos únicos para o dia 30 de setembro.
Na sequência, semifinal também em jogo único prevista para o dia 7 de outubro. Já a grande final será decidida com jogos de ida e volta, previstos para os dias 14 e 21 de outubro.
Leia também: Neymar testa negativo para a Covid-19 e volta a ficar à disposição do Santos
Veja os jogos do Santos no Brasileiro Sub-17:
- Santos 1 x 2 Fortaleza – David Nogueira
- Athletico-PR 1 x 2 Santos – Fernando Pradella (2)
- Juventude 1 x 0 Santos
- Santos 3 x 1 Internacional – Matheus Garcia, Nadson e Yuri Soares
- Santos 2 x 1 Flamengo – David Nogueira e Matheus Garcia
- 17/06 (ter): Cuiabá x Santos, às 16h, no CT Manoel Dresch – 6ª rodada
- 25/06 (qua): Santos x América-MG, às 15h, no CT Rei Pelé – 7ª rodada (Santos TV)
- 01/07 (ter): Atlético-G0 x Santos, às 15h, no Antônio Accioly – 8ª rodada
- 09/07 (qua): Santos x Fluminense, às 15h, no Rei Pelé – 9ª rodada (Santos TV)
- 16/07 (qua): Atlético-MG x Santos, às 15h, no Sesc Nova Venda – 10ª rodada
- Santos x Palmeiras – 11ª rodada (a definir)
- Vasco x Santos – 12ª rodada (a definir)
- Santos x Corinthians – 13ª rodada (a definir)
- São Paulo x Santos – 14ª rodada (a definir)
- Bahia x Santos – 15ª rodada (a definir)
- Santos x Botafogo – 16ª rodada (a definir)
- Red Bull Bragantino x Santos – 17ª rodada (a definir)
- Santos x Cruzeiro – 18ª rodada (a definir)
- Grêmio x Santos – 19ª rodada (a definir)
Seja o primeiro a comentar!