Marinho comemora o seu gol na vitória do Santos diante do Coritiba (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)

Mesmo sem uma atuação brilhante, o Santos venceu o Coritiba por 2 a 0 na noite deste sábado, na Vila Belmiro, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols do jogo foram marcados pelos atacantes Marinho, aos 36 minutos do primeiro tempo, e Marcos Leonardo, aos 37 minutos do segundo tempo.

Com o resultado, o Peixe subiu para a 8ª colocação no Brasileirão, com 50 pontos ganhos, e segue só dependendo de si para garantir uma vaga na Copa Libertadores de 2021. Já o Coritiba, com 28 pontos e na 19ª colocação, foi rebaixado para a Série B.

Na próxima rodada, quarta-feira, o Santos faz o clássico contra o Corinthians, na Vila Belmiro, em partida adiada da 33ª rodada do Brasileirão e confronto direto por uma vaga na Copa Libertadores.

O jogo

O Santos começou o jogo no ataque e Marinho teve a primeira chance logo com um minuto, em chute de fora da área, mas a bola saiu à direita do gol do Coritiba. Aos 11, Soteldo recebeu na área e soltou a bomba, mas isolou a bola. Aos 12, Luan Peres acertou um lindo chute da entrada da área e o goleiro Arthur fez grande defesa.

O Coritiba respondeu aos 13 minutos. Hugo Moura soltou a bomba da entrada da área e João Paulo espalmou. Na sequência da jogada, Matheus Bueno também chutou de fora da área e a bola passou raspando a trave esquerda do Santos.

Depois do início quente, o jogo esfriou e o Santos só voltou a ter chance aos 35 minutos, quando Sandry invadiu a área e chutou por cima do gol. Um minuto depois, o Peixe abriu o placar. Em contra-ataque, Marinho recebeu de Kaio Jorge, tabelou com Lucas Braga e tocou por cobertura na saída do goleiro Arthur. Foi o 17º gol dele na Campeonato Brasileiro.

O Coritiba voltou para ao segundo tempo no ataque e Matheus Oliveira, filho do ex-atacante Bebeto, quase marcou o gol de empate com menos de um minuto, mas o goleiro João Paulo fez boa defesa.

O Santos só ameaçou aos 19 minutos. Soteldo lançou Felipe Jonatan na linha de fundo e o lateral cruzou para o meio da área, Jean Mota pegou de primeira, mas o goleiro Arthur fez boa defesa. Aos 24, Jean Mota chutou colocado da entrada da área e o goleiro do Coritiba defendeu novamente.

O segundo gol do Peixe saiu aos 37 minutos. Jean Mota cobrou falta da direita, Laércio se antecipou ao goleiro Arthur e tocou de cabeça e Marcos Leonardo, também de cabeça, empurrou a bola para o gol.

SANTOS 2 X 0 CORITIBA

Estádio: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)

Gols: Marinho, aos 36 minutos do primeiro tempo. Marcos Leonardo, aos 37 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Guilherme Biro, Robson, Nathan Ribeiro, Hugo Moura

SANTOS
João Paulo, Pará, Laércio (Ivonei, aos 45 minutos do segundo tempo), Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison, Sandry (Vinícius Balieiro, aos 31 minutos do segundo tempo) e Soteldo; Marinho (Ângelo, aos 45 minutos do segundo tempo), Kaio Jorge (Marcos Leonardo, aos 31 minutos do segundo tempo) e Lucas Braga (Jean Mota, aos 11 minutos do segundo tempo). Técnico: Cuca

CORITIBA
Arthur, Jonathan, Nathan Ribeiro, Nathan Silva e Guilherme Biro (Angelo, aos 22 minutos do segundo tempo); Hugo Moura, Matheus Bueno (Nathan, aos 32 minutos do segundo tempo), Sarrafiore (Robson, no intervalo) e Luiz Henrique (Matheus Oliveira, no intervalo); Neilton e Ricardo Oliveira (Brayan, aos 35 minutos do segundo tempo): Técnico: Gustavo Morínigo.