Jogadores do Peixe comemoram o segundo gol da equipe na partida (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O futebol só acaba mesmo quando o juiz apita. Na noite desta segunda-feira, o Santos fazia um jogo ruim com um homem a mais em campo, mas nos acréscimos o Alvinegro achou o gol da vitória contra o Guarani, em Campinas, e assumiu a liderança do Grupo A do Paulistão, com quatro pontos.

Arthur Gomes e Pablo, contra, marcaram os tentos do Peixe. Rafael Costa marcou para o Guarani. Foi a primeira vitória de Jesulado Ferreira no comando da equipe.

O jogo

Dono da casa, o Guarani começou o jogo ditando o ritmo da partida. Com muito toque de bola, a equipe campineira controlava a bola, mas pouco conseguia agredir a meta de Everson. Já o Peixe não conseguia encaixar os contra-ataques, até aparecer Eduardo Sasha.

Em boa jogada pela esquerda, o atacante chamou Felipe Jonatan para a linha de fundo, que cruzou na medida para Arthur Gomes marcar um belo gol de cabeça. O cronômetro marcava 21 minutos e, em sua primeira chegada, o Santos ia as redes.

Com o tento, o Peixe se animou e quase marcou outro gol na sequência. Pará desceu pela direita e cruzou para Pituca, que na entrada da área, chutou por cima.

O Santos então começou a controlar a partida e até o final dos primeiros 45 minutos criou pelo menos mais duas grandes chances. Uma delas foi um chute cruzado de Felipe Jonatan, que passou raspando a trave do Guarani.

O segundo tempo voltou e logo no primeiro minuto um fato marcou o jogo: Lucas Abreu fez falta violenta em Luiz Felipe e foi expulso direto pelo árbitro, que na primeira etapa deixou mais o jogo correr. Mesmo com uma menos, o Guarani partiu para cima e chegou algumas vezes, mas Everson mostrou muita segurança tanto debaixo do gol, como nas saídas pelo alto e por baixo. Mas depois de pelo menos três chegadas, a defesa santista não resistiu.

Em escanteio pela direita, a bola foi escorada no segundo pau e Rafael Costa, em posição irregular, aproveitou na primeira trave a saída ruim de Everson para balançar as redes. Mesmo com um atleta a menos em campo o Guarani chegava ao empate, aos 19 minutos.

Com o placar igual, o Santos voltou a buscar o jogo, mas pouco criou. E o Guarani, com 10 em campo, era superior. Mas no futebol, que não faz toma!

Após Everson brilhar em grande defesa no final da partida, o Peixe chegou ao gol da vitória aos 47 minutos. Jean Mota bateu falta próximo da área, do lado direito. A bola explodiu no travessão e o tocou em Pablo, que jogou contra as próprias redes.

O time do Peixe venceu, mas não convenceu.

FICHA TÉCNICA

Guarani 1 x 2 Santos

Data: 27/01/2020

Local: Brinco de Ouro da Princesa, Campinas (SP)

Público: 9.130 pagantes

Renda: R$ 174.973,00

Árbitro: Vinícius Furlan

Gols: Arthur Gomes aos 21 minutos do primeiro tempo (Santos); Rafael Costa aos 19 minutos do segundo tempo (Guarani) e Pablo, contra, aos 47

Cartões amarelos: Pará e Luiz Felipe

Cartão vermelho: Lucas Abreu

Guarani: Jefferson; Pablo, Romércio, Bruno Silva e Bidú; Deivid, Lucas Abreu, Giovanny (Bruno Sávio) e Lucas Crispim (Marcelo); Rafael Costa (Mateusinho) e Júnior Toddinho. Técnico: Thiago Carpini

Santos: Everson; Pará, Luiz Felipe, Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison, Diego Pituca (Uribe) e Carlos Sánchez; Arthur Gomes (Jean Mota), Raniel (Tailson) e Eduardo Sasha. Técnico: Jesualdo Ferreira