Da esquerda para a direito da foto: Derick (primeiro ajoelhado), Cadu (primeiro sentado) e Ivonei (terceiro sentado) ficaram no Brasil (Crédito: Pedro Ernesto Guerraz Azevedo/Santos FC)

O time sub-17 do Santos foi eliminado ainda na primeira fase do Mundial de Clubes da Juventude, realizado entre o final de de maio e o começo de junho, em Madri, na Espanha. A categoria mais badalada da base santista venceu apenas uma partida na fase de grupos, foi o lanterna e se despediu da competição mais cedo do que o esperado.

No entanto, o técnico Luciano Santos não teve força máxima à disposição. Isso porque três atletas que acumulam convocações para a Seleção Brasileira nem sequer viajaram para a disputa da competição por não terem contratos profissionais assinados com o Peixe: o zagueiro Derick, o lateral-direito Cadu e o meia Ivonei. Os dois últimos disputaram o Sul-Americano Sub-15 em 2017 e foram vice-campeões.

A posição do Santos sobre a ausências foi de que seguiu orientação do departamento jurídico de que não seria prudente levar jogadores que tinham apenas um contrato de formação assinado a uma competição internacional como essa, pois o clube poderia perdê-los de graça, visto que não possuem vínculo profissional assinado com o clube. A regra, no entanto, não foi aplicada ao goleiro Breno, ao volante João Pedro e ao atacante Muller, que disputaram o Mundial com contratos de formação.

Nos últimos meses, o Santos anunciou várias assinaturas de primeiro contrato profissional dos garotos do sub-17, mas a diretoria santista não conseguiu chegar a um acordo com os três atletas. Os representantes dos atletas dizem que a proposta feita pelo Peixe foi muito baixa, no mesmo padrão da proposta para outros atletas da mesma categoria que não possuem passagem pelas seleções nacionais, por exemplo. O Santos alega que os representantes pediram valores muitos altos, mas os pais de dois atletas ouvidos pelo DIÁRIO afirmam que nem chegaram a fazer uma proposta ao clube.

Segundo os familiares, o Santos teria usado o Mundial para pressionar os garotos a assinarem o contrato. Inclusive, profissionais da comissão técnica teriam tentado convencer os jogadores a assinar o primeiro vínculo profissional nas bases oferecidas pelo clube.

Com o impasse na negociação e com medo de perder os jogadores, o Santos decidiu não levá-los à Espanha. Os três até aparecem na foto do elenco que viajaria para a competição, mas ficaram no Brasil. Cadu, inclusive, anotou o gol da vitória do Sub-17 sobre a Portuguesa Santista, no último sábado, pelo Campeonato Paulista da categoria. O lateral-direito e o zagueiro Derick estiveram presentes na última convocação da seleção brasileira.