
Rueda vem tomando as principais decisões no Santos (Crédito: Divulgação)
O Santos determinou a saída do executivo de futebol Newton Drummond no dia 18 de agosto de 2022. Desde então, o presidente Andres Rueda decidiu assumir as principais decisões do clube e deixou o cargo em aberto para uma oportunidade futura.
Para o azar do Peixe, em pouco tempo os problemas começaram aparecer. O técnico Lisca decidiu deixar o clube 20 dias depois. Pressionado, Rueda mudou a estratégia e decidiu ir em busca de um executivo para “dividir” a responsabilidade. O problema é que, até o momento, nenhum nome foi unanimidade.
A diretoria do Alvinegro “sonha” com um nome de peso para o cargo de gerente e procurou Vanderlei Luxemburgo. A contraproposta do antigo treinador, porém, não agradou: ele gostaria de chegar para treinar a equipe neste ano. Assim, o Comitê de Gestão recusou.
Após o veto a Luxa, o Peixe ainda não conseguiu definir um nome ideal. Nas últimas semanas, alguns profissionais foram oferecidos, mas não chegaram a encher os olhos do cartola do Peixe. Assim, Andres Rueda segue tomando as principais decisões no futebol.
E o novo técnico?
O Santos decidiu manter Orlando Ribeiro no comando técnico da equipe após Marcelo Bielsa recusar o convite para comandar o clube. À princípio, o treinador de 55 anos fica até o final da temporada, quando o Peixe espera trazer um comandante com mais bagagem.
No comando da equipe desde o dia 12 de setembro, Orlando Ribeiro assumiu o lugar deixado pelo técnico Lisca, hoje no Avaí. Quando subiu ao profissional o treinador ganhou duas missões: vencer o líder do campeonato, o Palmeiras, e o finalista da Copa Libertadores, o Athletico.
Recentemente, o técnico Sebastián Beccacece recusou o convite para comandar o Santos. Outro treinador procurado por Rueda foi Mauricio Pellegrino, de 50 anos. O mandatário santista gostou do que ouviu de Pellegrino e vê a experiência do treinador como importante diferencial. A negociação com Bielsa “esfriou” as conversas.
Planejamento para 2023
O mandatário santista já iniciou a montagem do elenco para a próxima temporada. O Santos anunciou a renovação de contrato com o volante Guilherme Camacho, de 32 anos, no dia 22 de setembro. O jogador estendeu seu vínculo com o Peixe até 31 de dezembro de 2023. O acordo anterior tinha validade até o final deste ano.
Recentemente, Rueda afirmou em reunião do Conselho Deliberativo que irá comprar em definitivo a dupla de volantes Zanocelo e Fernández. Peixe vai desembolsar cerca de R$ 17 milhões e ainda terá a compra de Soteldo e entre outras contratações.
A vitória santista contra o Juventude por 4 a 1, na Vila Belmiro, deu um pouco mais de tranquilidade para a equipe do técnico interino Orlando Ribeiro. Com 10 pontos da zona de rebaixamento, o Peixe espera viver uma reta final de temporada um pouco mais tranquila.
Futebol mudou bastante , hoje bons jogadores e bons profissionais levam em consideração mais de um quesito , estrutura , estabilidade , competitividade entreram em pauta onde antes existia apenas salários
Partindo desse princípio o Santos hoje só é atraente para quem quer estar em uma vitrine ( ponte para outros clubes ) ou para quem já está acomodado , seja por estar em final de carreira seja por ter a consciência que não tem potencial pra coisa melhor
Profissionais com ambição , vontade de ganhar títulos ou não fecham com o Santos ou rapidamente percebem o ambiente decadente e pedem pra sair , essa é nossa triste realidade
O passado é lindo , maravilhoso , deve ser exaltado e respeitado mas sozinho não vai mudar o cenário , o Santos parou no tempo e hoje é um time médio
A política já deu sinais que não tem nenhuma condição de mudar o panorama
Só vejo esperança em uma SAF , mas teria que cair em mãos sérias e competentes e , sempre atrasado , é possível que quando acordar já não haja tantas possibilidades , exatamente como aconteceu com as arenas , perdeu ótimas oportunidades nas mãos dos parasitas bairristas e agora precisa implorar pra alguém bancar um estadiozinho mediocre pra 25 mil pessoas numa cidade com 400 mil habitantes com menos potencial de gerar receitas que muitas cidades do interior do estado , RUEDA vai agradecer aos céus se a Wtorre fizer um estádio de ponte preta pra ele , deprimente
SAF? Quais os clubes brasileiros que são SAF e estão arrebentando? Resposta: nenhum! Por acaso o Cruzeiro não subiria se fosse SAF? E o Botafogo? Tá bombando? Red Bull tem time pra ser campeão? Sem contar o preço por que foram vendidos, foi um grande negócio pra quem comprou.
Correto! Jair Sérgio.
A verdade é que nenhum profissional de ponta quer assumir o Santos pelo simples fato de Andres Rueda ser um exterminador de técnicos e diretores.
Ninguém tem segurança para vir e realizar um trabalho de pelo menos médio prazo pois se o time perde três vezes seguidas o técnico e diretores são demitidos quando o problema é justamente as escolhas do Presidente e do seu comitê de gestão que não entendem nada de futebol.
Em 2022 começamos com o Fábio Carille, depois Marcelo Fernandes, Fabian Bustos, Lisca e estamos terminando com Orlando Ribeiro.
Não e toa que o Santos está nessa merda toda devido as decisões totalmente equivocadas na gestão do futebol do clube.
O Santos vai se acertar com Rueda.
Penso que os bons profissionais querem clube que os possibilite contratar, o Santos não tem dinheiro, é difícil contratar um profissional de qualidade para um clube do porte do Santos, só se for uma revelação de times menores, e é difícil por escassez e porque clube menor que tem gerente de futebol o cara não tem a mentalidade de time grande, é difícil encontrar um cara que saiba garimpar talentos sem dinheiro.
Vamos falar serio: qual tecnico de curriculo mediano aceitaria sequer conversar com o SFC que com 40 pontos ainda esta ameacado pelo rebaixamento? Bielsa? Beccaceche? Claro que nao! Se eu fosse um tecnico de mediano para bom diria ao Santos: primeiro voces me asseguram que nao vou treinar um time na B, depois conversamos. Provavelmente, o proprio Rueda ja percebeu que e melhor esperar para ter certeza que ele vai ter um orcamento de Serie A para depois contratar tecnico e diretor de futebol. Eu faria assim se fosse ele. O resto e “noticia” pra encher linguica e enganar o torcedor.
Mas o Santos vai melhorar com Rueda, prefiro passar dificuldade agora do que a volta dos sangue sugas de sempre, ser honesto é obrigação mas neste meio, assim como na política partidária é difícil, sabem que o torcedor quer títulos, aí contratam sem que o clube possa cumprir com os compromissos a longo prazo, fazem acordos com empresários onde cada um leva uma parte, e o clube fica com as dívidas, e esses estão a espreita torcendo contra o Rueda pra voltar a mamar, sou de Sorocaba e nunca entendi porque sempre brigavam pra ser presidente de um clube faliido, os caras ganham dinheiro com isso, o clube? O clube que se exploda! É como na política partidária, o país? O país que se exploda! Não soltaram um ladrão pra que o brasileiro seja envergonhado?.imagine ter um presidente ladrão condenado por 9 juízes? Pois é mas para os abutres pouco importa, eles querem é mais.
Vindo desta diretoria, essa dificuldade não é novidade.
Bons profissionais encaram desafios em boas empresas, com certeza não é o caso do Santos
SAF é, infelizmente, a única possibilidade de o Santos voltar a lutar por títulos. Era contra, mas a realidade me convenceu. Ano que vem na Série A enfrentaremos adversários de menor porte e com muito mais dinheiro, como Bahia, Vasco, Cruzeiro e Botafogo. Como os mamadores provincianos não vão querer perder a mamata, a SAF não entrará no clube. Aí, uma hora o rebaixamento será inevitável. Já perdemos oportunidades de virar empresas, e, com o clube namorando a falência, será vendido na bacia das almas. No máximo 4 times do Brasil se poderão dar ao luxo de ficar fora de SAFs e é lógico que não estamos entre eles. Mas os velhinhos provincianos do “Santos é de Santos” se contentarão em sermos maiores que Briosa e Jabuca. O mundo correu, mudou é só o Santos não percebeu.
O GM, do Diário do peixe quer ser gerente de futebol do Santos. Vai conseguir? Sei não…
Se o síndico estiver falando a verdade, analisando seu histórico algo difícil de acreditar, ficará provado que ele estava enrolando a torcida quando prometeu que investiria na qualidade do elenco no próximo ano. Assim, tudo leva a crer que 2023 será mais um ano de sofrimento. Temo que, ao final desta gestão, nada de auspicioso ocorrerá; os problemas crônicos serão remediados mas não resolvidos. Enfim, tudo permanecerá igual. E, ao contrário do que se imagina, o maior entrave não será a falta de recursos financeiros mas a falta de
competência.
O torcedor não entende…….
O Santos quebrou, não tem dinheiro prá nada.
Ainda bem que entrou um presidente que
entende da parte financeira.
Se elege um da “velha guarda”, hoje estaríamos na série C.
Só de transferban teríamos perdidos uns 15 pontos.
Mas Rueda e CG estão devendo no profissional.
Pois, parece me que nas categorias de base deu uma melhorada nas renovações.
Engano seu, o Santos nem quebrou e nem pagou parte substancial das dívidas,; apenas adequou ativo e passivo contratando novas dívidas para quitar as antigas. Não haveria demérito nisso se em contrapartida ao marasmo e a resignação reinantes houvesse a busca constante por modelos de financiamento mais atraentes, como, por exemplo, a prospecção de novas formas de patrocínio, etc. É preciso entender que um certo número de acertos não o absolve dos seguidos erros cometidos; não há justificativa para ter cedido os nossos ativos mais valiosos e repor as lacunas com atletas veteranos de qualidade pra lá de questionável. Esta decisão, além de ter comprometido a qualidade da equipe, onerou a folha de pagamento e dificultou a obtenção de melhores receitas, pois, nos impediu de obter melhores colocações na tabela dos campeonatos que disputamos, nos impedindo, consequentemente, de ter tido a chance de obter melhores premiações, etc. Isto para mim está muito longe de ser classificado como uma boa administração. Não duvido de sua boa intenção, apenas faço restrições à sua tão alardeada competência.
Vamos ver, pela sua argumentação parece entender e saber o que se passa no Santos, não sei, prefiro acreditar que o Rueda está no caminho certo na parte administrativa e irá corrigir a esportiva, o fato é que dificilmente o Santos estaria na série A se não fosse o Rueda ter bancada financeiramente o clube, a não criação da liga atrapalhou os planos dele, seriam 300 milhões que fariam o clube sair do buraco, mas não aconteceu, vamos ver.
Na última eleição não havia outra opção melhor. Era uma questão de apostar no menos ruim. A composição da chapa de Rueda surgiu da união de duas correntes políticas. A princípio eram três, mas uma delas resolveu lançar candidato próprio. Não haveria ingerência na gestão, embora a composição inicial do CG contasse com integrantes de ambas as correntes citadas. Ocorre que aqui há pessoas que enxergam tudo branco ou tudo preto; acham que se alguém critica o atual gestor o faz porque é oposição. Ai logo aparece um batalhão de puxa-sacos contestando, chamando-o de genial, etc.. Esse pessoal não admite que qualquer santista, associado ou não, tenha reparos a fazer ao estilo de gestão que está em curso. A desculpa é sempre a mesma ‘ o clube não tem dinheiro e bla bla bla… a culpa é sempre de outro’.
Ocorre que aqueles que conhecem o clube sabem que o clube NUNCA teve dinheiro; sua receita sempre dependeu da venda de revelações e ZERO de criatividade de dirigentes. Este mesmo pessoal que se reveza no comando do clube recorrendo sempre às mesmas práticas. Então, quando aparece alguém desmistificando falsos heróis este pessoal fica ‘mordido’. Não vou me alongar, mas desconfie daqueles que costumam defender regularmente paladinos de ataque. Estes sim o fazem por interesses politicos. Dentre eles é bem provável que exista alguém querendo ser a bola da vez.
Sr. Reginaldo, na minha opinião, é justamente essa condição de não ter dinheiro e viver da venda de jogadores é que o Rueda quer mudar, posso estar errado mas penso que ele quer transformar o Santos num clube sólido financeiramente para não depender exclusivamente da venda de jogadores, se isso não é boa mudança não sei qual seria, ele pode ter sido eleito com o apoio de outras correntes, mas também pode ser que essas outras correntes o tenham apoiado pelo tamanho da bucha que existe no clube, então vou continuar torcendo para que dê certo, e que tem algumas pessoas que criticam por serem de correntes políticas do clube isso tem, você pode não ser, mas tem.
Torço por isto, embora não creia. Aliás, é preciso esclarecer que ele não fez deste propósito sua bandeira de campanha. Mas louvo teu otimismo; há coisas na vida que a gente torce para estar equivocado, esta é uma delas. Infelizmente, após dois terços de mandato cumprido, ao analisar o rumo que as coisas estão tomando, não creio nesta possibilidade. Também não poderei me arrepender do meu voto, pois não havia outra opção. Boa noite!