Derlis González e Jean Mota são os artilheiros do Peixe na temporada (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)

Na temporada, o Santos teve Gabriel Barbosa como artilheiro da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro e jogador responsável por 34% dos gols na temporada (27 de 79) e 39% dos gols no Brasileirão (18 de 46). Com a saída do jogador, o Peixe ainda não encontrou uma camisa 9 e foi obrigado a diversificar o número de “artilheiros” para não sofrer com a falta de gols.

Nada menos do que 11 jogadores diferentes já marcaram pelo Santos neste temporada. O número é o mesmo do Palmeiras, que tem um elenco maior e reveza duas equipes nas competições, e maior do que São Paulo e Corinthians (8 cada).

Jean Mota, o principal artilheiro do Peixe no ano, com 8 gols, representa apenas 25% dos gols marcados pela equipe, número bem inferior ao percentual de Gabigol em 2018. Além dele, marcaram pelo Santos nesta temporada Derlis González (6), Carlos Sánchez (4), Soteldo (3), Rodrygo e Luiz Felipe (2), Copete, Felipe Aguilar, Alison, Victor Ferraz e Diego Pituca (um gol cada). Além deles, o Santos teve um gol contra de Betinho, do Oeste.

Até agora, o técnico Jorge Sampaoli testou apenas Felippe Cardoso e Yuri Alberto como camisas 9 de origem. Um dos artilheiros da base nos últimos anos, Kaio Jorge, ainda não teve oportunidade, assim como o garoto Bruno Marques, inscrito no Paulistão na última semana.

O presidente José Carlos Peres já declarou que a contratação de um centroavante é a prioridade do Peixe. O dirigente está em viagem na Ásia e pode voltar com novidades para os torcedores.

Artilheiros do Peixe em 2019

Jean Mota – 8
Derlis – 6
Sanchez – 4
Soteldo – 3
Rodyrgo e Luiz Felipe – 2
Copete, Victor Ferraz, Diego Pituca, Alison, Felipe Aguilar – 1