Elenco das Sereias deve entrar de férias em dezembro (Crédito: Bruno Vaz/Santos FC)

O Departamento de Futebol Feminino do Santos já iniciou o planejamento para 2025. O primeiro passo será a renovação do técnico Caio Couto, além da prorrogação de vínculo de atletas, contratações encaminhadas e outras saídas. As Sereias da Vila têm férias previstas para o dia 9 de dezembro e retorno no dia 9 de janeiro.

A gestão ainda aguarda a CBF divulgar o calendário da modalidade para 2025 e até uma reunião com a entidade. O presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ednaldo Rodrigues, chegou a comentar em entrevista ao Globo Esporte em setembro que pretendia apresentar uma proposta aos clubes para um novo formato do Brasileirão.

“A CBF olhando com muita atenção o movimento do futebol feminino para o seu crescimento. Não para abrigar um time de camisa que tenha caído e uma competição, mas para fortalecer essa competição para que eles possam estar jogando dentro de uma alta performance. Acho que é muito agressivo caírem quatro clubes de 16. Eu gosto muito de isonomia e, se temos competições que são 20 clubes para cair quatro, essa proporcionalidade não estava existindo nos campeonatos. Em 16 e caindo quatro, é lógico que cai a qualidade daquelas que sobem. Não desmerecendo, mas nunca vêm no patamar de quem vem investindo bastante. A CBF tem tratado dessa situação com a diretoria de competições. Estão fazendo um estudo do que gostaria de ter, juntamente com uma competição que fosse de acesso para clubes da Série A1”, afirmou.

Nesta temporada, as Sereias viveram um rebaixamento inédito e, à princípio, devem disputar o Brasileiro A2. A diretoria do Peixe espera novidades da CBF para uma possível disputa ainda na primeira divisão ou se mantiver o planejamento para das competição. A coordenação de futebol feminino do Alvinegro está com um planejamento preparado para ambas ocasiões.

Leia também: Santos conhece sede e adversários na Copinha de 2025

Em 2024, tiveram uma campanha com rebaixamento no Brasileirão Feminino, eliminadas na primeira fase do Paulistão, campeãs da Copa Paulista e eliminadas nas quartas de final da Libertadores. Na competição nacional, tiveram 3 vitórias, 2 empates e 10 derrotas, com 15 gols marcados e 40 sofridos, sendo rebaixada na penúltima rodada após o empate com o Botafogo. Ficaram na 14ª colocação.

No estadual, tiveram 5 vitórias, 1 empate e 4 derrotas, com 26 gols marcados e 13 sofridos. Como ficaram na 6ª colocação, ‘caíram’ direto na semifinal da Copa Paulista. Foram campeãs com 3 vitórias e 1 derrota com 9 gols marcados e 5 sofridos. Já na Libertadores, tiveram 3 vitórias e 1 empate, com 10 gols marcados e nenhum sofrido.

Ou seja, uma temporada com 14 vitórias, 4 empates e 15 derrotas, com 60 gols marcados e 58 sofridos. Atualmente, 12 atletas possuem vínculo maior, até o fim de 2025: as goleiras Karen, Kelly e Stefane, as defensoras Carol Lara, Livia Mathias e Leidiane, as meio-campistas Larissa Vasconcelos, Suzane Pires e Karla e as atacantes Ketlen, Sole Jaimes e Nathane.

Atualmente, são 17 jogadores que possuem vínculo até o fim do ano. É o caso das defensoras Day Silva (empréstimo), Nath Pitbull, Camila, Reina, Cida, Janaína, Narváez e Rafa Martins, Dani Silva (emprestada ao Atlético-MG), Charcopa, Vitoria Kassia e Fabiana Yanten; das meio-campistas Ana Carla e Thaisinha e das atacantes Carol Baiana, Mili Menendez (empréstimo) e Yami Rodriguez.