
Samara homenageou Ana Barboza, companheira da base que sofreu LCA (Crédito: Reinaldo Campos/Santos FC)
As Sereias da Vila venceram o Botafogo por 3 a 1, no Jayme Cintra, em Jundiaí (SP), pela quinta rodada do Brasileiro Feminino A-2, neste sábado (24). Os gols foram de Samara, Laryh e Rafa Andrade. Com o resultado, elas seguem invictas, disparam na liderança do Grupo A e se classificam de forma antecipada para as quartas de final do torneio.
O time do técnico Caio Couto chega a 13 pontos. São quatro vitórias e um empate, com 11 gols marcados e 2 sofridos. Na campanha, o futebol feminino do Peixe venceu o Avaí/Kindermann (F), Atlético-MG (C), Taubaté (F) e Botafogo (C) e empatou com o Minas Brasília (C).
Na próxima rodada, enfrentam o São José no domingo, no dia 8 de junho, às 15 horas, no Centro Poliesportivo João do Pulo, em São Jose dos Campos. Antes, elas duelam contra a Ferroviária na próxima quinta-feira, do dia 5 de junho, às 17h30min,no Estádio Benito Agnelo Castellano, em Rio Claro (SP), pela terceira rodada do Paulistão.
O JOGO
Apenas dois minutos depois do início da partida, Barbara Cuzzuol já chegou com muito perigo em arrancada pela ponta direita. Ela aplicou bela caneta na zagueira Sassá, mas foi derrubada ao invadir a grande área. A arbitragem não viu falta e mandou o jogo seguir. Com nove minutos, as Sereias da Vila ficaram muito perto de abrir o placar, mas pararam em defesa espetacular da goleira Yasmim.
Suzane Pires dominou a bola com espaço pela ponta direita e cruzou para o meio da área. A zagueira Ana Alice subiu alto para cabecear na direção do ângulo direito, obrigando a arqueira a se esticar para espalmar a bola para fora da meta. Mas logo aos 15, Samara abriu o placar para o Peixe. Rafa Martins chegou à linha de fundo pela ponta esquerda e ajeitou para trás com toque rasteiro.
Dentro da área, a Menina da Vila se livrou da marcação e apareceu para finalizar para as redes do canto inferior esquerdo, superando a goleira botafoguense e marcando seu primeiro gol pela equipe profissional. Na metade final da etapa inicial, a partida ganhou mais equilíbrio entre as equipes e as chances de gol diminuíram para os dois lados.
Já na segunda etapa, com apenas dois minutos jogados, Samara invadiu a área pela direita e posicionou o corpo para bater cruzado, com força. A autora do primeiro gol mandou uma bomba mas fez a bola explodir na trave direita, antes de sair pela linha de fundo. Com 26 minutos, Laryh enfiou passe espetacular entre as zagueiras para deixar Camile Abreu, que acabara de entrar no jogo, cara a cara com a goleira.
A Menina da Vila chegou batendo rasteiro com o pé esquerdo, mas foi bloqueada pela adversária, que fez defesa segura. Dois minutos depois, Camile Abreu retribuiu passe inteligente entre as zagueiras e deixou Laryh com espaço para marcar o segundo gol das Sereias da Vila. A camisa 11 invadiu a área, tirou da goleira e deixou uma marcadora no chão com corte curto antes de concluir para o fundo das redes.
O terceiro gol santista chegou aos 38 minutos. Camile Abreu ganhou disputa com a defesa adversária pela esquerda da grande área e acionou Laryh. Com cruzamento firme, a centroavante fez a bola chegar a Rafa Andrade, que mandou de primeira, com força, para as redes do canto inferior direito, sem dar chances de defesa a Yasmim.
FICHA TÉCNICA
SANTOS FC 3 X 0 BOTAFOGO (RJ)
Local: Estádio Doutor Jayme Cintra, em Jundiaí (SP)
Data: sábado, 24 de maio de 2025
Horário: 15h
Árbitra: Ana Caroline D’Eleuterio de Sousa Carvalho
Assistentes: Veridiana Contiliani Bisco e Welber Venâncio da Silva
Cartão amarelo: (SFC) Nath Pitbull
Gols: (SFC) Samara, aos 15′ do 1ºT, Laryh, aos 28′ e Rafa Andrade, aos 38′ do 2ºT
SANTOS FC: Stefane; Barbara Cuzzuol, Raissa Calheiros, Ana Alice e Rafa Martins (Evellyn Marques); Nath Pitbull, Rafa Andrade e Suzane Pires; Analuyza (Marussi), Samara (Camile Abreu) e Laryh. Técnico: Caio Couto
Botafogo: Yasmim; Fran Bonfanti (Raissa), Grazy, Sassá e Natane; Tefinha (Basílio), Bebê e Tipa; Carol, Sinara (Paola) e Júllia. Técnico: Léo Goulart
REGULAMENTO
Os 16 clubes participantes foram divididos em dois grupos (A e B) com oito times em cada chave, por critério de proximidade geográfica por estado. Na primeira fase, as chaves se enfrentam em entre si em turno único. Os quatro melhores colocados de cada grupo avançam às quartas de final, depois semifinal e final.
Todas as fase do mata-mata serão decididas em jogos de ida e volta. Em caso de empate na soma dos placares agregados, as vagas serão definidas em uma disputa de pênaltis.
Leia também: Com dupla nacionalidade, Seleção Argentina de base monitora destaque do Sub-15 do Santos
Veja os grupos do Brasileiro A-2:
- Grupo A: Minas Brasília-DF, Atlético-MG, Botafogo, Vasco, Santos, São José-SP, Taubaté-SP e Avaí-Kindermann-SC
- Grupo B: Itacoatiara-AM, Atlético Rio Negro-RR, Paysandu, Remo, Fortaleza, Vitória, Mixto-MT e Ação-MT.
Veja os jogos das Sereias da Vila no Brasileiro A-2:
- Avaí/Kindermann 0 x 2 Sereias – Thaisinha (P) e Analuyza
- Sereias 1 x 0 Atlético-MG – Carol Baiana
- Sereias 1 x 1 Minas Brasília – Nath Pitbull
- Taubaté 0 x 4 Sereias – Laryh (2), Suzane Pires e Analuyza
- Sereias 3 x 1 Botafogo – Samara, Laryh e Rafa Andrade
- 08/06 (dom): São José x Sereias, às 15h, no Centro Poliesportivo João do Pulo
- 14/06 (sáb): Sereias x Vasco, às 15h, na Vila Belmiro