Analuyza marcou o gol das Sereias da Vila (Crédito: Reinaldo Campos/Santos FC)

As Sereias da Vila venceram o Ação-MT por 1 a 0, no Dito Souza, em Várzea Grande, pela ida das quartas de final do Brasileiro Feminino A-2, neste sábado (21). O gol foi marcado pela Analuyza. A equipe do técnico Caio Couto se aproxima de um acesso para o Brasileiro A-1 de 2026, precisando apenas de um empate no jogo de volta.

Como o Santos teve a melhor campanha, elas decidem em casa no próximo sábado (05), às 15 horas, na Vila Belmiro. Os outros duelos de mata-mata acontecem entre Fortaleza e Minas Brasília, Mixto e Botafogo e Atlético-MG e Vitória. A semifinal está prevista para os dias 9 e 16 de agosto. Já as finais para os dias 23 e 30 de agosto.

Na fase de grupos, o Peixe encerrou a primeira fase invictas. Na liderança da chave, foram seis vitórias e um empate, com 17 gols marcados e 2 sofridos.  O time do técnico Caio Couto venceu o Avaí/Kindermann (F), Atlético-MG (C), Taubaté (F), Botafogo (C), São José (F) e Vasco (C) e empatou com o Minas Brasília (C).

O JOGO

Na primeira chegada com perigo ao ataque, as Sereias já colocaram a bola na trave. Aos 12 minutos, Rafa Martins alçou a bola à área, na direção de Ana Alice. A zagueira subiu bem para cabecear e fez a bola carimbar o poste esquerdo. Quatro minutos depois, Suzane Pires recebeu a bola pela esquerda da grande área mas, ao finalizar, foi travada pela marcação. A batida forte acabou perdendo a velocidade e parou em defesa segura da goleira.

Aos 22 minutos, Analuyza marcou belo gol para abrir o placar para as Sereias da Vila. Ela recebeu a bola pela esquerda do ataque e partiu para dentro da área, fintando suas marcadoras. Ao ficar cara a cara com a goleira, a camisa 17 bateu colocado para balançar as redes do canto inferior direito.

Na metade final da segunda etapa, depois do gol que abriu o placar, as Sereias controlaram a posse da bola, mas sem criar chances efetivas de gol. Já na segunda etapa, aos oito minutos, Rafa Martins fez bela tabela com Rafa Andrade e, ao receber a devolução de calcanhar, foi derrubada por Gislaine muito perto da linha de entrada da área.

A camisa 7 das adversárias acabou expulsa ao receber o segundo cartão amarelo. Na cobrança de falta pelo lado esquerdo, Rafa Andrade ajeitou para Analuyza bater com força. A bola se encaminhava para as redes do canto esquerdo, mas foi cortada por uma atleta do Ação antes de entrar na meta.

Aos 14 minutos, Rafa Andrade cobrou escanteio pela esquerda e colocou a bola na cabeça de Ana Alice. A zagueira santista ajeitou para o meio da área e Samara emendou voleio bonito, mas que fez a bola sair por cima do travessão. No minuto seguinte, Laryh recebeu a bola pela direita da grande área, viu a goleira adiantada e tentou toque por cobertura. A bola passou por cima da adversária, mas acertou a rede pelo lado de fora.

Aos 35 minutos, o árbitro Eleniel Benedito da Silva, mesmo bem posicionado no lance, deixou de marcar dois pênaltis claros na atacante Laryh em um mesmo lance. Três minutos depois, Leandra chegou à linha de fundo pela esquerda e cruzou para a área. Laryh subiu bem para cabecear, mas parou em defesa segura da goleira.

Aos 41, Julia enfiou passe espetacular que encontrou Analuyza chegando com espaço pela esquerda da área. Ela bateu cruzado e, com toque de leve da goleira, a bola saiu a poucos centímetros da trave direita, em escanteio. Nos acréscimos, Evellyn Marques apareceu pela ponta direita do ataque e cruzou na direção da segunda trave.

Julia se esticou para tentar completar para as redes, mas desviou para fora. Pouco depois, Laryh tomou mais uma rasteira dentro da área e foi impedida de progredir, mas a arbitragem optou por não assinalar a penalidade.

FICHA TÉCNICA

AÇÃO (MT) 0 X 1 SANTOS FC

Local: Estádio Municipal Dito Souza, em Várzea Grande (MT)
Data: sábado, 21 de junho de 2025
Horário: 16h (de Brasília) / 15h (de Cuiabá)
Árbitro: Eleniel Benedito da Silva (MT)
Assistentes: Geovanio Lima da Silva (MT) e Rafael Virgilio Peiter (MT)
Cartão amarelo: (SAF) Gislaine; (SFC) Suzane Pires, Analuyza e Rafa Martins
Cartão vermelho: (SAF) Gislaine
Gols: (SFC) Analuyza, aos 22′ do 1ºT
SANTOS FC: Stefane; Barbara Cuzzuol, Ana Alice, Pardal e Rafa Martins (Leandra); Nath Pitbull, Rafa Andrade e Suzane Pires (Julia); Samara (Carol Baiana), Analuyza e Laryh. Técnico: Caio Couto
Ação: Isabela, Índia, Julia (Anne), Thayna e Marcia; Patrycia Alves, Gislaine e Doroty; Rafinha, Natasha e Ana Jéssica (Geisiane). Técnico: Wellington

REGULAMENTO

Os 16 clubes participantes foram divididos em dois grupos (A e B) com oito times em cada chave, por critério de proximidade geográfica por estado. Na primeira fase, as chaves se enfrentam em entre si em turno único. Os quatro melhores colocados de cada grupo avançam às quartas de final, depois semifinal e final.

Todas as fase do mata-mata serão decididas em jogos de ida e volta. Em caso de empate na soma dos placares agregados, as vagas serão definidas em uma disputa de pênaltis. As quatro semifinalistas garantem acesso para a primeira divisão.

Leia também: Evelin Bonifácio comenta experiência de treinos com a Seleção Brasileira Feminina principal

Veja os jogos das Sereias da Vila no Brasileiro A-2:

Primeira fase

  • Avaí/Kindermann 0 x 2 Sereias – Thaisinha (P) e Analuyza
  • Sereias 1 x 0 Atlético-MG – Carol Baiana
  • Sereias 1 x 1 Minas Brasília – Nath Pitbull
  • Taubaté 0 x 4 Sereias – Laryh (2), Suzane Pires e Analuyza
  • Sereias 3 x 1 Botafogo – Samara, Laryh e Rafa Andrade
  • São José 0 x 4 Sereias – Laryh (2), Pardal e Ana Alice
  • Sereias 2 x 0 Vasco – Carol Baiana e Rafa Andrade

Quartas de final

  • Ação-MT 0 x 1 Sereias – Analuyza
  • 05/07 (sáb): Sereias x Ação-MT, às 15h, na Vila Belmiro – Santos (SP)