Camile Abreu marcou um dos gols das Sereinhas (Crédito: Bruno Vaz/Santos FC)

As Sereinhas da Vila ganharam do América-MG por 2 a 0, no Estádio Nicolau Alayon, pela segunda rodada da fase de grupos da Copa São Paulo de Futebol Feminino, neste domingo (01). Os gols foram de Ana Barboza e Camile Abreu.

O time do técnico Mauro di Giuseppe está no Grupo B ao lado de América-MG, Fluminense e Sport. A chave tem como sede fixa o Estádio Nicolau Alayon, campo do Nacional que fica no bairro da Barra Funda, na Capital. Na próxima rodada, pegam o Fluminense na quarta-feira (04), às 15 horas, e brigam pela liderança da chave.

O JOGO

A primeira chegada com perigo do Santos FC ao ataque aconteceu aos dez minutos. Depois de arremesso lateral para o meio da grande área, Mari Feitosa brigou pelo alto para ficar com a bola e a dominou pela direita da área. Mesmo sem ângulo, a camisa 8 santista bateu com força e mandou para fora, sobre o travessão

Aos 14 minutos, Evelin Bonifácio roubou a bola pela ponta direita do ataque e partiu em velocidade na direção do gol. Na entrada da área, ela passou no meio de duas marcadoras e arriscou batida colocada de pé esquerdo. A finalização foi bloqueada pela goleira, que espalmou por cima da meta.

Três minutos depois, o Peixe ainda pressionava no ataque e Nívea cruzou a bola para a entrada da área. Ela encontrou Isa Viana, que ajeitou para Karol Pavarin chegar chutando de trás. A batida colocada de pé esquerdo assustou a goleira adversária, mas saiu poucos centímetros acima do travessão.

Aproveitando o bom momento no jogo, as Sereinhas da Vila abriram o placar com 18 minutos, em gol marcado pela camisa 7, Ana Barboza. Pela esquerda do ataque, Ama bateu de longe, com força, e superou a goleira, que não conseguiu impedir que a finalização encontrasse as redes.

O segundo gol santista veio aos 35 minutos. Evelin Bonifácio puxou contra-ataque pelo meio, chamou sua marcadora para dançar e abriu para Isa Viana, que chegava pela esquerda da área. Com toque inteligente, a camisa 10 passou de primeira para Camile Abreu, que invadia a área. Com muita frieza, a camisa 9 tocou de leve para as redes do canto inferior direito, o suficiente para superar a goleira.

Já aos 42, Camile Abreu recebeu bola esticada na ponta esquerda e ficou cara a cara com a goleira. Ela tirou da adversaria com corte curto e, mesmo sem ângulo, tentou finalizar. A batida colocada saiu perto do ângulo direito, pela linha de fundo. No minuto seguinte, Mari Feitosa recebeu pela entrada da área e limpou sua marcadora para finalizar com muita força.

Bem posicionada, a goleira espalmou a bola para afastar o perigo. Nos acréscimos, a bola sobrou para Mari Feitosa pela intermediária ofensiva e ela arriscou uma bomba na direção do gol. Com quique no meio da área, a batida pegou a goleira no susto, obrigando-a a se esticar para desviar por cima do travessão.

No segundo tempo, o Peixe pressionou no ataque desde os primeiros minutos e, aos quatro, Mari Feitosa encontrou espaço para finalizar da entrada da área. A batida colocada ganhava a direção do ângulo direito, mas parou em defesa espetacular de Thamires. Cinco minutos depois, a bola sobrou para Luiza Maria na intermediária ofensiva e ela soltou uma bomba de pé direito.

A bola pareceu ganhar a trajetória perfeita do ângulo esquerdo, as explodiu na junção da trave com o travessão. Aos 15, Leveque recebeu a bola pela direita do campo de ataque e, mesmo de longe, arriscou uma bomba direto para o gol. A batida “folha seca” fez a bola subir e descer próxima do travessão, saindo por cima da meta.

Sob forte calor e com o campo pesado, a partida perdeu um pouco do ritmo inicial. Já aos 41, Mari Feitosa dominou a bola pela direita da entrada da área e arriscou batida cruzada, com muita força. A bola passou pela área adversária e saiu muito próxima à trave esquerda. Já aos 44, Raissa Calheiros e Mel tabelaram pela esquerda do ataque e a camisa 15 recebeu devolução dentro da grande área.

Ela bateu colocado na direção do ângulo esquerdo, mas a goleira foi bem para encaixar a bola. Nos acréscimos, Samara invadiu a área pela direita e fez a bola chegar a Mari Feitosa. Com batida cruzada, ela mandou a bola a poucos centímetros da trave esquerda, para fora.

FICHA TÉCNICA

SANTOS FC 2 X 0 AMÉRICA (MG)

Local: Estádio Nicolau Alayon, em São Paulo (SP)
Data: domingo, 1 de dezembro de 2024
Horário: 15h
Árbitro: Leonel Marcos Fialho da Silva
Assistentes: Alexandre Nascimento da Silva e Willian Henrique Ferreira dos Santos
Cartão Amarelo: (AFC) Gaby e Chaveiro; (SFC) Ana Barboza
Gols: (SFC) Ana Barboza, aos 18′, Camile Abreu, aos 35′ do 1ºT
Santos FC: Agatha; Barbara Cuzzuol, Nívea (Emily), Raissa Calheiros e Karol Pavarin; Luiza Maria (Duda Mattos), Mari Feitosa, Evelin Bonifácio (Mel) e Ana Barboza (Cury); Isa Viana (Leveque) e Camile Abreu (Samara). Técnico: Mauro Di Giuseppe
América: Thamires; Gleyciane (Julinha), Barroso, Sarah (Victoria) e Zazá; Sofia (Duda Aguiar), Gaby (Pâmela) e Chaveiro; Dubai, Nenê (Perla) e Tainá. Técnica: Daniela Alves

REGULAMENTO

As 20 equipes foram divididas em 5 grupos com 4 times em cada. As chaves se enfrentam entre si em turno único e, após as três rodadas, as líderes de cada grupo mais as três melhores segundas colocadas avançam às quartas de final. Todos os duelos de mata-mata acontecem em jogo único. Em todos os confrontos terá a ‘Craque do Jogo’ e a grande final vai contar com VAR.

Essa é a segunda edição da Copinha Feminina. No ano passado, o Peixe foi eliminado invicto na primeira fase. Venceu o Botafogo-PB por 2 a 1, com gols de Isa Viana e Ana Barboza, e empatou por 1 a 1 com Grêmio, gol de Isa Viana, e Flamengo, gol de Ana Barboza.

Veja os jogos das Sereinhas:

  • Sereinhas 2 x 0 Sport – Raissa Calheiros e Mari Feitosa
  • Sereinhas 2 x 0 América-MG – Ana Barboza e Camile Abreu
  • 04/12 (qua): Sereinhas x Fluminense, às 15h (YouTube Futebol Paulista)

Veja os grupos e as sedes:

  • Grupo A (Canindé): Corinthians, Centro Olímpico, Cruzeiro e Fortaleza
  • Grupo B (Nicolau Alayon): Santos, Fluminense, América-MG e Sport
  • Grupo C (Rua Javali): Palmeiras, Flamengo, Minas Brasília e Botafogo-PB
  • Grupo D (Ibrachina Arena): Ferroviária, Botafogo-RJ, Grêmio e Vitória
  • Grupo E (CERET): São Paulo, Red Bull Bragantino, Internacional e Vila Nova

Veja as inscritas das Sereinhas:

  • Goleiras: Agatha, Michelle e Vitória Matos
  • Defensoras: Bárbara Cuzzuol, Duda Mattos, Emily, Gadoti, Gi Taxweiler, Karol Pavarin, Nívea, Raissa Calheiros, Sara e Tamine
  • Meio-campistas: Analu, Gabi Vitória, Lara Mares, Leveque, Luiza Maria, Mari Feitosa, Mary Venâncio, Mel e Pepê
  • Atacantes: Ana Barboza, Camile Abreu, Cury, Evelin Bonifácio, Isa Viana e Samara