Sereinhas da Vila conquistaram primeira vitória no Brasileiro Sub-20 (Crédito: Guilherme Greghi/Santos FC)

As Sereinhas da Vila golearam o Red Bull Bragantino por 5 a 0, no CT Rei Pelé, pela quarta rodada da fase de grupos do Campeonato Brasileiro Feminino Sub-20, nesta quarta-feira (20). Os gols do Santos foram marcados pela atacante Gabriela Leveque (2), Mari Feitosa, Lara Mares e Vitória Ramos (P).

O time da técnica Julia Passero volta diante o Atlético-MG na próxima quinta-feira (28), às 15 horas, no SESC Nova Venda, em Belo Horizonte (Minas Gerais). No Grupo A ao lado de Corinthians, Grêmio, América-MG e Kindermann, elas chegam a quatro pontos no torneio. Venceram o Bragantino (C), empataram com o São Paulo (F) e perderam para Ferroviária (F) e Internacional (C).

O jogo

Com dois minutos de jogo, Vitória Ramos invadiu a área pela esquerda e foi desarmada. A bola chegou a Luiza Maria, que chutou com força da entrada da área, mandando a bola a poucos centímetros da trave direita, pela linha de fundo. E aos cinco minutos, o Peixe abriu o placar com um golaço de Leveque. A camisa 10 recebeu a bola na entrada da área, balançou para cima da marcação e bateu colocado, com perfeição, no ângulo direito, sem chances de defesa à goleira adversária.

Com oito minutos, Camile Abreu chegava pela ponta esquerda e conseguiu invadir a área, mas teve o cruzamento bloqueado. A bola sobrou para Vitória Ramos fora da área e, mesmo de longe, ela mandou chute com muita força. Com desvio na marcação, a bola saiu em escanteio pela direita.

Dois minutos depois, o Peixe cobrou escanteio pelo outro lado e Mari Feitosa alçou a bola à área. Dentro dela, Leveque subiu mais que as marcadoras e cabeceou com firmeza no canto inferior esquerdo, mas parou em grande defesa de Manuella. Aos 16, Vitória Ramos ganhou dividida com a marcadora pelo meio de campo e Paola puxou contra ataque. Ramos correu para receber a devolução dentro da área, mas não conseguiu finalizar em cheio e mandou para fora.

Pouco depois, o Peixe teve mais um escanteio e a bola alçada à área foi afastada pela defesa. Paola estava ligada na sobra e chegou chutando com muita força, parando em grande defesa de Manuella. No rebote, a bola voltou para a camisa 11 santista, que finalizou novamente, desta vez por cima da meta.

Aos 25, Paola recebeu lançamento pela ponta direita e passou por suas marcadoras para cruzar para a área. Vitória Ramos se esticou para concluir para as redes, mas não alcançou a bola. Já com 41 minutos, Paola aproveitou bola mal afastada pela defesa do Bragantino e partiu em velocidade na direção da grande área.

Na batida cruzada com força, ela parou em defesa de Manuella. Na sobra, Leveque tentou emendar para o gol, mas com desvio na marcação a bola parou em defesa segura da goleira. Dois minutos depois as Sereinhas ampliaram a vantagem para 2 a 0 com mais um golaço de Leveque. Em falta muito próxima à linha de entrada da área, a camisa 10 bateu por fora da barreira e mandou a bola no canto direito, novamente superando a goleira Manuella.

No segundo tempo, com apenas dois minutos, Ana Barboza recebeu passe de Paola pela esquerda e cruzou para a grande área. A bola encontrou a cabeça de Vitória Ramos, que cabeceou para defesa segura da goleira. Com quatro minutos Evelin Bonifácio, que tinha acabado de entrar, no intervalo, recebeu a bola pela ponta esquerda e cruzou para a área.

De lá, Camile Abreu ajeitou para Leveque chegar chutando de trás, mas a finalização no canto inferior esquerdo parou em nova defesa de Manuella. No minuto seguinte, Mari Feitosa e Camile Abreu tabelaram pela direita da grande área e a camisa 8 recebeu a devolução dentro da grande área. Cara a cara com a goleira, Mari bateu com força para tirar dela e colocar a bola nas redes do csnto inferior esquerdo.

Com 20 minutos da segunda etapa, Evelin Bonifácio invadiu a grande área pela esquerda e bateu cruzado, com muita força. Manuella fez a defesa em dois tempos e conseguiu ficar com a bola. Aos 27, Vitória Ramos recebeu a bola pela esquerda do ataque e, mesmo de longe, bateu com força na direção do ângulo esquerdo. Mais uma vez, a bola parou em boa defesa de Manuella.

Dois minutos depois, Evelin Bonifácio roubou bola na intermediária ofensiva e partiu na direção da grande área. Ela foi derrubada, mas fez a bola sobrar para Cury, que chegou chutando com força no canto inferior esquerdo. A goleira do Red Bull Bragantino teve de se esticar para defender em dois tempos.

E aos 30, Lara Mares marcou o quarto gol santista, transformando a vitória em goleada. Em cobrança de escanteio pela esquerda, a camisa 15 bateu fechado e mandou a bola na trave direita. Luiza Madureira tentou afastar a bola, mas não impediu que entrasse na meta. Três minutos depois, em cobrança de falta da entrada da área, Vitória Ramos mandou a bola na direção do ângulo direito, com força, obrigando Manuella a se esticar para jogar para escanteio.

Depois de duas cobranças de escanteio, Paola recebeu cobrança curta e alçou a bola à área. Dentro dela, Emily tentou completar com o pé direito para o canto inferior esquerdo, mas mandou a bola para fora, a poucos centímetros da trave. O Peixe seguiu na pressão no ataque e aos 36, Cury invadiu a área, tentando cruzar para Isa Viana. A bola foi bloqueada, mas sobrou na entrada da área para Lara Mares. De lá, ela chegou chutando com muita força e carimbou o travessão.

No último minuto dos acréscimos, Vitória Ramos foi derrubada ao invadir a grande área e o árbitro Thiago Lourenço de Mattos assinalou penalidade máxima para o Santos . Ela mesma foi para a cobrança e estufou as redes com cobrança perfeita no ângulo esquerdo, dando números finais ao placar.

FICHA TÉCNICA

SANTOS FC 5 X 0 RED BULL BRAGANTINO

Local: CT Rei Pelé, em Santos (SP)
Data: quarta-feira, 20 de março de 2024
Horário: 15h
Árbitro: Thiago Lourenço de Mattos
Assistentes: Vladimir Nunes da Silva e Dênis Matheus Afonso Ferreira
Cartão amarelo: (RBB) Tayna; (SFC) Ana Barboza e Vitória Ramos
Gols: (SFC) Leveque, aos 5′ e aos 43′ do 1°T, Mari Feitosa, aos 5′, Lara Mares, aos 30′ e Vitória Ramos (de pênalti), aos 48′ do 2°T
Santos FC: Duda Werneck; Barbara Cuzzuol, Raissa Calheiros (Emily), Mel e Ana Barboza (Analu); Luiza Maria (Evelin Bonifácio), Mari Feitosa (Lara Mares) e Leveque (Isa Viana); Camile Abreu (Cury), Paola e Vitória Ramos. Técnica: Julia Passero
Red Bull Bragantino: Manuella; Giovanna Nunes, Catarina, Agnes (Madureira) e Luana Napoli; Ana Muniz, Tayna e Aline Pimentel; Kauane, Luana Falconeri e Ana Lúcia. Técnica: Thais Cavalcanti

REGULAMENTO

São vinte clubes participantes no Brasileiro Sub-20. Os oito melhores colocados da edição passada do torneio, dois melhores colocados do Brasileiro A-1 e os dez melhores clubes do Ranking Nacional da CBF. O Peixe conseguiu vaga por ser o quarto melhor colocado no Brasileirão principal feminino no ano passado.

Na primeira fase, as equipes são dividas em quatro grupos (A, B, C e D) com quatro times cada. O Grupo B é composto por Ferroviária, Internacional, São Paulo, Atlético-MG e Red Bull Bragantino. No Grupo C, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Cuiabá e JC compõem o grupo. Por fim, o Grupo D tem Minas Brasília, Botafogo, Sport, UDA e CEFAMA.

As chaves enfrentam os clubes da outra chave em turno e returno. Times do Grupo A duelam contra as equipes do Grupo B enquanto o Grupo C contra o Grupo D. Após as dez rodadas, apenas os dois melhores colocados de cada chave avançam às quartas de final. Chaveamento é pelo aproveitamento. Melhor colocado diante o oito melhor e assim por diante. Nas quartas e semifinais, jogos de ida e volta. A grande final acontece em jogo único.

Veja os resultados das Sereinhas da Vila no Brasileiro Sub-20:

  • Ferroviária 2 x 0 Sereinhas
  • Sereinhas 2 x 6 Internacional – Paola e Vitória Ramos
  • São Paulo 2 x 2 Sereinhas – Vitória Ramos e Isa Viana
  • Sereinhas 5 x 0 Red Bull Bragantino – Gabriela Leveque (2), Mari Feitosa, Lara Mares e Vitória Ramos.

Leia também: