Soteldo viajou do Peru diretamente para o Brasil (Crédito: Raul Baretta/SantosFC)

O atacante do Santos, Soteldo, conseguiu escapar de um incidente entre Peru e Venezuela após o jogo válido pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Na última terça-feira (21), as equipes se enfrentaram em Lima, no Peru. No entanto, após o jogo que terminou em 1 a 1, a seleção Vinotinto teve problemas para retornar ao seu país.

O clima ficou tenso entre Venezuela e Peru, com a seleção Vinotinto relatando dificuldades causadas pela torcida adversária e, principalmente, pelas autoridades peruanas. A última delas foi a “não liberação” do voo de volta da equipe ao seu país. Segundo o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yvan Gil, o avião Vinotinto não decolou do Peru devido à proibição de reabastecimento para o voo.

“O Governo do Peru comete uma nova arbitrariedade contra os venezuelanos, ao impedir que o avião que traz a seleção venezuelana reabasteça para decolar. Exigimos a cessação imediata dos ataques contra a nossa equipe e o povo venezuelano, assumindo as suas obrigações no quadro do respeito pelo Direito Internacional e rejeitando as práticas xenofóbicas”, afirmou o ministro no Twitter (X).

Em resposta, a Chancelaria do Peru afirmou que o avião da seleção venezuelana tinha restrições de abastecimento por razões mercantis.

“A Chancelaria lamenta a situação que atravessa o avião que transporta a seleção venezuelana e informa que o Governo do Peru não providenciou nenhuma medida que proíba o reabastecimento de combustível da referida aeronave”, disse o Ministério das Relações Exteriores peruano também no Twitter (X).

No caso de Soteldo, como jogador de um time brasileiro, ele utilizou um voo direto para o Brasil. O camisa 10 já está retornando e chegará na noite desta quarta-feira (22), se reapresentando ao Santos na quinta-feira para o treino no CT Rei Pelé, às 10h.

Leia também: