
Soteldo retornou pelo Santos contra o Grêmio e foi expulso (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)
O atacante Soteldo será julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nesta segunda-feira, às 13 horas, pela expulsão diante do Grêmio, na estreia no Campeonato Brasileiro. Denunciado em dois artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), o jogador pode pegar até 18 jogos de suspensão.
Soteldo foi incurso no artigo 254, que trata de “Praticar agressão física durante a partida, prova ou equivalente”, no parágrafo 1º II, que diz “desferir chutes ou pontapés, desvinculados da disputa de jogo, de forma contundente ou assumindo o risco de causar dano ou lesão ao atingido”. A pena do artigo 254 vai de quatro a doze partidas de suspensão.
O venezuelano também foi citado no artigo 258, que trata de “Assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código”. Ele está enquadrado no parágrafo 2º II, que fala em “desrespeitar os membros da equipe de arbitragem, ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões”. No artigo 258, a pena vai de uma a seis partidas.
Se condenado na pena máxima dos dois artigos, Soteldo poderia ser suspenso por até 18 partidas.
Soteldo foi expulso no segundo tempo da derrota do Santos para o Grêmio por 1 a 0, no Alfredo Jaconi, pela estreia do Campeonato Brasileiro. O camisa 10 foi expulso por dois cartões amarelos na reta final do segundo tempo em Caxias do Sul. O árbitro Wilton Pereira Sampaio carregou na súmula contra o jogador.
“Por dar uma entrada de maneira temerária contra seu adversário de camisa número 58, na disputa da bola. o referido atleta expulso de maneira desrespeitosa e grosseira me ofendeu com as seguintes palavras: ”você é muito fraco, seu safado, filho da puta, ladrão de merda.” informo ainda que o mesmo ao deixar o campo de jogo proferiu as seguintes palavras direcionadas ao quarto árbitro érico andrade de carvalho: ‘vocês são muito ruins, seus merdas'”, relatou Wilton Pereira na súmula.
Leia também:
Olha, respeitosamente, não vejo que vale a pena aquisição do Soteldo. A torcida gosta dele, inclusive eu, mas ao parar para pensar, ele vive expulso ou machucado. Agora, ainda, pode pegar um gancho pesado por atos de indisciplina que não são normais para um jogador profissional. Soteldo se destacou muito em sua primeira passagem, mas venho notando muita marra e pouco futebol. Não vejo que um desembolso de R$ 20 milhões possa valer a pena neste cenário.
Respeito a opinião de cada amigo aqui do Diário, mas no meu ver, eu não faria este desembolso analisando tais circunstâncias. O que os amigos acham?
Concordo plenamente. Joga pouquíssimo, quando joga cisca muito, produz pouco e vive levando amarelo ou vermelho. Agora poderá ficar suspenso por um longo tempo. E não é só o investimento de R$ 20 milhões, o salário também é alto. Eu daria um vermelho definitivo para ele. Vamos investir em quem quer jogar e não em quem quer arrumar confusão.
Eu concordo acho que Santos ja está passando por um Stress com o caso Bauermann, e comprar um jogador problemático vai desestabilizar ainda mais a equipe, é um risco muito grande ter uma pessoa desiquilibrada no time, e ainda sem poder contar com ele pelo resto da tempotada 2023, Rueda pode adiquirir outro jogador para função por esse valor, includive se fizer venda de M.Leonardo vai ter dinheiro em caixa. É como se pensasse em trazer Robinho de volta é um craque más iria desenvolver revolta na torcida mesmo que fosse absorvido e em uma ou outra partida se machucasse ou fosse espulso novamente. Esse caso Bauermann como diz a imprensa tem que ser buscado a fundo, porque tem muita gente envolvida no decorrer das investigações vão surgir mais nomes. Eu assisti esse jogo e observei que Soteldo fez a falta violenta, tomou cartão amarelo e em seguida, foi chingar arbitragem ai deram vermelho, por isso nem da pra saber se ele ja não fazia parte desse esquema de apostas.
Com esse dinheiro eu tentaria a contratação do Pituca ,oi Jean Lucas , seriam mais útil …
Se eu fosse o excelente RUEDA,eu não enviaria nenhum advogado para defender está porcaria.
Assisti o jogo e era nítido que ele queria ganhar cartão amarelo e ganhou,não ficou satisfeito e queria um vermelho e atingiu o objetivo.
Desde que voltou ganhou vários amarelo,quase não joga,e quando joga só sabe segura a até perder,não marcou nenhum gol,só deu 2 assistência.
Eu também não compraria ele não,esse dinheiro que o santos nao tem,então seria uma dívida a menos.
É o único time que torço a dezenas de anos,e hoje vou ficar feliz e este indivíduo pegar a pena máxima.
Eu tambem fico intrigado com a quantidade de cartões que ele leva. Será que atem alguma coisa por tráz disso? Sei lá as vezes a gente é surpreendido com tantas coisas.
Não somente os jogadores, mas todos nós passamos por um inferno astral!!! Soteldo é um grande jogador e ama jogar no Santos!!! Se o Santos não o contratar, com certeza, todos os outros times ficarão de olho nele (porquinho, Flamengo, Corinthians, São Paulo, Fluminense, Atlético-MG, Grêmio, Internacional, etc)!!! E aí, se realmente ele não ficar no Santos e for para outro time brasileiro, estes coveiros que dizem que não vale a pena contratar o Soteldo, com certeza, vão criticar o Rueda!!! Soteldo sofreu contusões e, em campo, não estava focado pois tinha a pressão da torcida com o time não jogando bem… praticamente o ataque do Santos dependia exclusivamente dele e os times adversários faziam marcação especial sobre ele!!! Se o time encaixar, tenho certeza que a boa fase do Soteldo voltará!!!
Caro Mauro, nem todos que têm opinião contrária à sua são coveiros. Ressalto que o outro lado também é perigoso: ter todas as evidências e, ainda assim, não querer ver.
É de se estranhar que, bastou o Soteldo falar que voltaria contra o porquinho, que o STJD marcou o julgamento do Soteldo rapidão!!! Enquanto ele estava contundido, não tinha pressa!!!
Esses urubus não querem o bem do Santos, querem que o Santos viva de jogadores medianos que não agregam nada no futebol. Tem que contratar Pituca, Jean Lucas, sim tem, mas tem que manter aquilo que o clube tem de melhor, não se desfazer de um pra contratar outro. Esse povo só tem ideia de jumento.
O Soteldo foi expulso por um árbitro tendencioso, que realmente é fraco e ruim de trabalho, pela entrada mereceu cartão, sim, mas o que estava acontecendo antes disso? Soteldo sempre caçado em campo e o incompetente do Ilton Pereira Sampaio fazia vistas grossas. Esse Árbitro fraquissimo, incompetentes, ruim de trabalho e árbitro de merda mesmo. A verdade pra esses árbitros é pouco, erram em todos os jogos e nunca são punido, jogador não pode falar a verdade sobre esse incompetentes, e ainda tem uns torcedores, tbm de merda, que falam contra o jogador. Torcidinha de merda.
TABEM CONCORDO COM OS AMIGOS, JA TINHA DITO AQUI QUE NAO NAO SABIA SE VALERIA A PENA A COMPRA DO SOTELDO, FOI MUITO ESTRANHA AQUELA EXPULSAO E DEPOIS AS CONTUSOES, POR 20 MILHOES ACHO QUE PODEMOS BUSCAR UM BOM VOLANTE E MAIS UM MEIA PARA REVEZAR COM O LUCAS LIMA O CAMPEONATO E LONGO….