Lucas Lima é o líder de assistências na Série B (Foto: Divulgação / Sport Club do Recife)

O Sport decidiu pagar a multa de R$ 500 mil para contar com Lucas Lima na partida decisiva contra o Santos, válida pela última rodada da Série B. O jogo será determinante para o time pernambucano, que briga pelo acesso à Série A.

Lucas Lima é o líder de assistências na competição, com dez passes para gol, seguido por Guilherme, do Santos, que soma oito. Além disso, o meio-campista marcou um gol pelo Sport na competição. A diretoria do clube pernambucano entende que o jogador tem sido peça fundamental e, por isso, quer contar com o atleta na partida.

Atualmente, Lucas Lima está emprestado pelo Santos e tem contrato até o fim da competição. O Sport arca com metade de seu salário, equivalente a R$ 175 mil, enquanto o restante é pago pelo clube paulista. Apesar do interesse do Sport em também manter o meia no elenco para 2025, não há cláusula de compra no contrato.

Em entrevista ao programa Momento Esportivo, da Rádio Clube, Raphael Campos, membro do comitê gestor de futebol do Sport, confirmou que Lucas Lima estará em campo contra o Santos.

“Todo mundo sabe do formato do nosso contrato com o Santos. Há uma previsão contratual que permite a utilização do atleta mediante, obviamente, o pagamento dos valores. A gente entende que isso não vai ser nenhum problema. Vamos iniciar ao longo desta semana uma conversa com o clube santista. A utilização de Lucas Lima é um dos pontos principais para a gente destravar”, explicou o dirigente.

Raphael Campos também destacou que não há obstáculos legais para a escalação do jogador.

”O contrato já prevê a utilização do atleta e o pagamento de uma multa. As questões são muito mais comerciais. Não há impeditivo para o atleta entrar em campo. O que há é uma necessidade de tratar com o clube, até por uma questão de cordialidade. O atleta vai a campo, isso vai gerar um passivo do Sport com o Santos, e o Sport vai comunicar a utilização do atleta. A partir daí, se desdobra em uma negociação comercial”, completou.

Lucas Lima, que tem contrato com o Santos até o fim de 2025, foi o maior assistente do Peixe na temporada passada, com 11 passes para gol. Além disso, ele igualou Neymar como o maior assistente do clube na última década, com 66 passes decisivos. O Sport já manifestou interesse em manter o jogador para a próxima temporada, considerando seu desempenho na Série B. As conversas entre as partes devem começar após o encerramento da competição.

O Sport ocupa a quarta colocação na tabela, com 63 pontos, mas pode ser ultrapassado pelo Ceará, que enfrenta o Ceará nesta 37ª rodada. Uma vitória do time cearense colocaria ambas as equipes com a mesma pontuação, mas o Ceará ficaria à frente pelo critério de desempate.