CT Rei Pelé vai a leilão no começo de agosto (Crédito: Reinaldo Campos/Santos FC)

A Secretaria do Patrimônio da União (SPU) marcou para o dia 4 de agosto, às 10 horas (horário de Brasília), o leilão da área onde está localizado o CT Rei Pelé, em Santos. Os interessados terão até às 9h59min do mesmo dia para enviar as propostas.

Com uma área de 39 mil metros quadrados, o CT Rei Pelé terá lance mínimo de R$ 79.760.000,00. O leilão será no modelo misto, com uma etapa fechada e outra aberta. O Santos já se declarou pronto para participar do leilão.

No ano passado, o Ministério Público Federal (MPF) instaurou procedimento para apurar possíveis irregularidades na destinação do terreno. Declarações públicas de Junior Bozzella, assessor especial da presidência do Santos, deram indícios de que o processo estaria direcionado para favorecer o Peixe na licitação de venda do terreno.

As alegações que motivaram a instauração do procedimento são do ex-deputado federal Nicolino Bozzella Júnior. Em julho, ele concedeu uma entrevista ao canal do jornalista Rodolfo Gomes no YouTube, na qual disse que estaria envolvido em articulações políticas com o objetivo de criar condições propícias à vitória do Alvinegro na licitação.

Segundo Bozzella, as ações empreendidas incluiriam acertos com o Ministério do Esporte, a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e a Caixa Econômica Federal para postergar o certame até que o clube viabilizasse linhas de crédito no banco para adquirir o terreno. Durante a entrevista, o ex-deputado também revelou supostas informações do edital da licitação, que sequer foi publicado, e sugeriu que outros interessados no imóvel vão “enfrentar uma série de dificuldades” em decorrência das articulações estabelecidas.

Em nota enviada ao DIÁRIO na época, o Santos garantiu ter seguido todos os processos legais no processo.

O Santos Futebol Clube informa que seguiu rigorosamente o trâmite processual adequado, tendo protocolizado formalmente, em 1 de fevereiro de 2024, sua Proposta de Aquisição de Imóvel junto à Secretaria de Patrimônio da União (SPU), devidamente firmada pelo Clube, conforme previsto nas normas aplicáveis.

Todo o processo tramita por meio de plataforma oficial do Governo Federal, sendo integralmente acessível às partes devidamente habilitadas, o que assegura a total transparência e publicidade dos atos praticados no âmbito do procedimento administrativo.

E por certo a publicação do edital obedece aos prazos e ritos definidos única e exclusivamente pelo próprio órgão público competente, sem qualquer ingerência do Clube proponente.

O Santos Futebol Clube, por meio de seu departamento jurídico, se colocou à disposição do Ministério Público Federal para prestar os esclarecimentos necessários e reafirma a legalidade dos atos em todo este processo.