Torcedores do Santos jogaram bomba no campo da Vila Belmiro após derrota para o Corinthians (Crédito: Guilherme Lesnok)

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva marcou a data do julgamento do recurso do Santos devido à punição sofrida pelo clube por causa das bombas atiradas no gramado na derrota para o Corinthians por 2 a 0, no último dia 21 de junho. O Peixe será julgado pelo Tribunal Pleno na próxima quarta-feira, dia 9, às 11 horas.

O Peixe foi julgado no dia 7 de julho na 5ª comissão disciplinar do STJD, e sofreu uma punição de oito jogos com portões fechados, além da perda de mando de campo e de uma multa de R$ 80 mil.

O clube recorreu no último dia 12 de julho, sob o argumento de que a junção de penas de perda de mando de campo e portões fechados “não parecia adequada”, como foi definido no julgamento em primeira instância. A decisão liminar do recurso decretou cinco jogos na Vila com portões fechados, além da suspensão da multa.

Na época, o clube foi denunciado no Art. 213, I e II do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva).  O artigo 213 trata de “deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir: I – desordens em sua praça de desporto; II – invasão do campo ou local da disputa do evento desportivo.

Agora, o julgamento do recurso acontece no Tribunal Pleno da entidade e é definitivo, ou seja, o clube não vai poder recorrer mais. Pelo menos, não na esfera desportiva.

Leia também: