O Santos anunciou a contratação do meia Luan, por empréstimo junto ao Corinthians. O jogador chegou com desconfiança por parte da torcida e levantou dúvidas: o que podemos esperar de Luan no Peixe? O DIÁRIO DO PEIXE reuniu comunicadores que viram de perto a carreira do atleta para debaterem o assunto.
Luan Guilherme tem apenas 29 anos, mas podemos dizer que viveu duas fase na carreira. A boa, no Grêmio, e a ruim, no Corinthians. A equipe Paulista pagou R$ 28,9 milhões ao pelos 50% dos direitos econômicos do atacante ao time do Sul.
“São momentos distintos, ele veio da base, num time já ajustado, de muita posse de bola, em que ele tinha liberdade de criação e finalização. O bom momento do time deu confiança pra ele. No caso do Corinthians, já vinha de 2 anos instáveis, com lesão, a não convocação pra copa do mundo e tendo que ser o craque do time. A pressão foi muito grande, o aspecto emocional e as lesões também o atrapalharam. Ficou sem clima com uma torcida que cobra muito”, disse Chico Garcia, jornalista do grupo Bandeirantes.
Assim como outros atletas, Luan começou sua carreira no futsal, ao 8 anos. Em 2012, foi para o campo no Juventus Vila Anchieta FC equipe amadora, e depois no futebol profissional pelo Tanabi em 2012, na Série B-1 do Campeonato Paulista de Futebol.
No ano seguinte, disputou a Copa São Paulo de Futebol Junior pelo América-SP, marcando seis gols, e Catanduvense, antes de chegar as categorias de base do Grêmio. Em 2014, estreou no profissional contra o São José, pelo Campeonato Gaúcho.
O novo reforço santista viveu a maior fase da carreira no Grêmio, quando conquistou a Copa do Brasil, a Libertadores, a Recopa Sul-Americana, o bicampeonato Gaúcho e a Recopa Gaúcha. Em 293 jogos, marcou 77 gols. Foi na equipe do Sul em que Luan chegou a ser convocado para Seleção.
“No Grêmio, o Luan veio direto para nossa base, passou por todo um acompanhamento até chegar ao profissional, foi crescendo nas mãos do Felipão, Roger e com o Renato chegou no auge… quando foi pro Corinthians, já tinha sido Rei da América e estava em um período complicado, com algumas lesões e desconfianças, acho que a questão psicológica (principalmente) fez com que ele não conseguisse mais ter o mesmo sucesso que no Grêmio… foi para o clube do coração, com camisa 7 e cheio de expectativas, acho que não suportou a pressão”, explica Quetelin Rodrigues, jornalista e gremista.
O camisa 7 foi anunciado pelo Corinthians no final de 2019 com status de grande reforço para temporada de 2020. Ele estreou em grande estilo contra o New York City FC, pela Florida Cup, marcando dois gols. Mas, com o tempo, perdeu espaço. Ao todo, disputou 80 partidas e fez 11 gols.
“Luan não deu certo no Corinthians porque acabou avacalhando nos momentos que o clube mais precisava. A expectativa foi muito alta no Rei da América e o começo acabou sendo positivo, mas perdeu rendimento, confiança dentro do clube e as oportunidades. Pegou equipes fracas, boas, mas em nenhuma conseguiu render e dentro dos treinamentos também não demonstrava evolução, por isso sai hoje do Corinthians com o clube pensando em negociar ele de forma definitiva na próxima janela”, conta Guilherme Morais, setorista do Corinthians na Central do Timão.
E o que esperar de Luan no Santos e com Lisca?
O Santos entende que Luan, de fato, está em baixa, mas crê que pode recuperá-lo. Com contas em dia, mas com poucos recursos para investir, ter um jogador que até pouco tempo foi considerado o ‘Rei da América’ sem grande investimento, foi levado em consideração.
“Eu penso que tudo que falta pra ele é confiança. Como o Lisca já disse que quer recuperá-lo, creio que chances ele terá. Num outro ambiente, num grande clube e podendo ser o jogador que inclusive falta ao time do Santos nesse momento, talvez ele possa se reencontrar. É o que eu espero”, afirma Chico Garcia.
O técnico Lisca e a diretoria do Santos gostaram do que ouviram do jogador e seu staff. Luan ficou empolgado a possibilidade de atuar pelo Santos e deixou isso claro. Ele enxerga, no Alvinegro Praiano, características que competem com seu futebol e viu a possibilidade de recomeçar a carreira.
“Por enquanto encaro a contratação como uma aposta. Meu maior receio com o Luan é a parte física, pensando somente neste ano, será que ele em pouco tempo vai conseguir se recuperar fisicamente e se firmar no time titular ou ser uma presença frequente no time? Caso a parte física esteja em ordem e ele apresente vontade de dar a volta por cima, alinhado com um bom esquema do Lisca, pode ser um jogador importante. Porém, inicialmente estou receosa se haverá tempo hábil pra isso”, explica Nagila Luz, colunista do DIÁRIO DO PEIXE.
Fabíola Thiele, setorista do Grêmio na Rádio Pachola, comentou sobre fases difíceis em que jogador viveu não só no Corinthians, mas em sua reta final de contrato também com a equipe gremista, principalmente com o extracampo.
“Acredito que ele tenha desistido do futebol, pra levar uma vida mais de festas e zoação. Foi assim aqui em Porto Alegre no final da sua passagem e acabou se estendendo durante sua passagem pelo Corinthians. Parece não ter foco para ser atleta”, disse. “Novos ares sempre fazem bem, talvez caia a ficha dele sobre o potencial enorme que tem e sobre o que ainda pode ser”, comenta Fabíola.
Eu entendo que o melhor comentário foi da setorista do Grêmio, Fabiola Thiele.
Depende mais do Luan do que o resto.
Se ele tiver foco, ambição de ainda conseguir grandes feitos na carreira, creio que vai dar certo, o Lisca vai montar um esquema que seja mais próximo do que era no Grêmio, e esta é a ultima grande chance dele na carreira, e convenhamos que ele sequer tem que brigar por posição, pois o Santos não tem um jogador com as características dele.
Eu estou confiante que será um sucesso o Luan no Santos, vamos ver.
Pra cima deles Luan!!!!!
Sucesso por tempo limitado no Grêmio. Ela banco há muito tempo e contestado pela torcida quando foi vendido ao Corinthians.
Novo clube… nova motivação!!! Não precisa voltar a ser o Luan campeão de tudo pelo Grêmio… se voltar a jogar só a metade do que sabe jogar, já vai ser bastante útil ao Santos!!! Segundo a setorista do Grêmio. que disse “acredito que ele tenha desistido do futebol, pra levar uma vida mais de festas e zoação”… se realmente este foi o problema do Luan, tá na hora de ele ver que seu contrato de 700 mil/mês já está findando e que ele precisa a voltar a jogar futebol para ganhar outro bom contrato que, com certeza, não vai ter os mesmos números do atual!!! Creio eu, que o problema do Luan seja psicológico… campeão de tudo pelo Grêmio, rei da América, ganhava super bem e foi para o time do coração… acho que ele relaxou depois de conseguir todos os seus sonhos!!! Depois de todos estes anos sabáticos no Corinthians, acho que o Luan queira sair do seu mundo de sonhos e voltar à realidade!!!
Como santista torço assim em relação ao Luan. Que ele jogue no Santos esse ano o suficiente para classificar o Peixe para a Libertadores. E como ainda ficam dúvidas por tão pouco tempo de futebol, ninguém queira comprá-lo. Então ele seja emprestado novamente para o Santos, arrebente na libertadores, ganhe o título, seja novamente Rei das Américas, e campeão brasileiro, claro. Isso porque sou modesto…