Coutinho fez cinco gol em dois jogos no Torneio de Paris de 1960 (Crédito: Divulgação)

Se estivesse vivo, o ex-atacante Coutinho, um dos maiores jogadores da história do Santos, completaria 77 anos nesta quinta-feira. Justamente há 60 anos, o ex-jogador brilhava na França e ajudava o Peixe a conquistar o título do torneio de Paris, disputado no estádio de Parque dos Príncipes.

O Santos fez uma grande excursão pelo mundo em 1960. Antes de desembarcar na França, o clube já havia passado por Bélgica, Polônia, Alemanha e Itália. Depois da disputa do Torneio de Paris, o Peixe ainda viajaria para a Espanha e para Marrocos.

No Torneio em território francês, o Santos estreou no Torneio de Paris no dia 7 de junho, diante do Stade de Reims e venceu por 5 a 3, com três gols de Coutinho, um de Pelé e outro de Pepe.

No dia 9 de junho de 1960, a final do torneio foi contra o Racing Paris e o Peixe aplicou outra grande goleada, por 4 a 1, com outro grande show de Coutinho, autor de dois gols. Mais uma vez, Pepe e Pelé marcaram e completaram o placar.

Em dois jogos no Torneio da França, Coutinho marcou 5 gols. No geral, o ex-atacante fez 368 gols em 450 partidas com a camisa do Santos. Ele é o terceiro maior artilheiro da história do clube, atrás apenas dos ex-companheiros Pelé e Pepe.

Confira a ficha completa da final do torneio de Paris

09/06/1960 – RACING PARIS 1 X 4 SANTOS

Estádio: Parc des Princes, em Paris, França
Árbitro: Maurice Frederic Guigue

Gols: Coutinho, aos 22 minutos do primeiro tempo; Pelé, aos 10, Pepe, aos 21, Ujlaki, aos 28, e Coutinho, aos 44 minutos do segundo tempo.

RACING
Tailander; Tibari (Guillot), Lelong e Marche; Marcel e Herbin; Grillet, Tocna, Ujlaki, Senac e Heutte. Técnico: Pierre Pibart

SANTOS
Laércio; Calvet (Getúlio), Mauro e Zé Carlos; Formiga e Zito; Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe (Tite). Técnico: Lula

*O #TBT do DIÁRIO é publicado toda quinta-feira com um momento histórico da vida do Santos