
Pelé tinha 16 anos quando assinou seu primeiro vínculo profissional com o Santos (Crédito: Divulgação Santos FC)
Há 63 anos, Pelé assinava seu primeiro contrato profissional com o Santos. No dia 25 de junho de 1957, o Rei, ainda menino, com 16 anos, fazia seu primeiro grande vínculo com o Peixe, clube que antes ele havia defendido em alguns jogos da base.
Nascido na cidade mineira de Três Corações, em 23 de outubro de 1940, tudo foi muito precoce na carreira de Pelé. Com 15 anos chegava ao Santos. Com 16 assinava o primeiro contrato profissional. Com 17 era o mais jovem artilheiro do Campeonato Paulista e, com a mesma idade, já era convocado pelo técnico Vicente Feola para a Seleção Brasileira, onde participaria da Copa de 58, na Suécia. Na competição, marcou seis gols em quatro jogos.
Ali o garoto Edson Arantes do Nascimento começaria a cair no anonimato para o surgimento do Rei Pelé. Depois vieram grandes conquistas com a camisa do Peixe, como duas Copa Libertadores, dois Mundiais, nove Paulistas, diversos títulos Taça Brasil, Rio-São Paulo e taças internacionais. Com a camisa alvinegra ele parou o mundo.
O mesmo fez com a Seleção Brasileira. Foram mais duas Copas conquistadas (62 e 70), além de inúmeras glórias.
Pelé, mais que um gênio, o Rei do Futebol. E como brilhou com a camisa do Santos.
Pelo Peixe foram 1116 jogos com 1091 gols. É até hoje o maior artilheiro de uma edição do Campeonato Paulista, com 58 gols no estadual de 1958. Foi artilheiro do Paulista 11 vezes. Também foi artilheiro de duas edições da Taça Brasil, quatro vezes do Torneio Rio-São Paulo, além de ter sido artilheiro de uma edição da Libertadores e de um Mundial.
*O #TBT do DIÁRIO é publicado toda quinta-feira com um momento histórico da vida do Santos
Deixar um comentário