Jair Ventura durante o jogo contra o Ituano (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

Jair Ventura atribuiu à fase de formação que o Santos atravessa o empate por 1 a 1 com o Ituano, neste domingo, no Pacaembu, graças a um gol anotado nos acréscimos por Rodrygo. O treinador lembrou que a equipe teve uma escalação bem diferente da que estreou no Campeonato Paulista, contra o Linense, e argumentou que o resultado é normal quando se leva em conta o planejamento feito para a formação do time, voltado à disputa de várias competições na temporada.

“Já falei que temos um planejamento a ser seguido, e esse planejamento prevê alguns riscos, especialmente na parte do entrosamento”, disse o treinador do Santos, para quem é preferível ter alguns resultados negativos neste momento de formação do time a perder jogadores importantes. Para ele, a má atuação do Peixe no primeiro tempo foi um reflexo do planejamento, já que o grupo “não conseguiu treinar junto. Jogamos segunda, quinta e domingo. O time demorou um pouco para se encontrar no primeiro tempo, o que nos custou o gol do adversário”.

Ele destacou a “valentia” do Santos na segunda etapa, mas lamentou a contusão no ombro direito do lateral Victor Ferraz, que foi bastante contestado por parte da torcida durante todo o jogo. “Quando eu boto o Rodrygo, o Victor se machuca e ficamos com um a menos, mesmo com ele em campo, mas de tipoia. Mesmo assim conseguimos buscar o empate.”

O treinador afirmou que o importante é pensar no longo prazo, e defendeu o revezamento de jogadores que tem adotado para evitar mais lesões (ele já perdeu Bruno Henrique e Lucas Veríssimo). Além de elogiar Rodrygo, que considera “um jogador diferenciado, mas ainda com corpo de menino”, Jair Ventura destacou que tem utilizado todos os jogadores de ataque do elenco para fazer observações. “Essa competitividade pela posição é boa para eles.”

Por fim, Jair disse que Gabigol vai estrear contra o Palmeiras, no próximo domingo, e que espera ter logo de volta o atacante Bruno Henrique, lesionado no olho direito na estreia no Campeonato Paulista. “Quando tivermos todos recuperados, seremos ainda mais fortes”, previu o treinador do Santos.