Carpini foi eleito o melhor técnico do Paulistão 2023 (Crédito: Rebeca Reis/Ag.Paulistão)

O técnico do São Paulo, Thiago Carpini, quase fechou com o Santos no fim de 2023. No comando do rival, o treinador vai encontrar o Peixe nesta quarta-feira (14), às 19h30min, no Morumbis, pela oitava rodada da fase de grupos do Paulistão. Atualmente, o time Tricolor é o líder do Grupo D com 13 pontos somando 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota com 10 gols marcados e 5 sofridos.

Carpini comandou o Juventude na última temporada e conquistou o acesso à Série A com time gaúcho. As negociações com o Alvinegro começaram em dezembro. A ideia era um vínculo de duas temporadas e que o clube santista pagasse uma multa de R$ 1 milhão ao Juventude.

No entanto, o Cruzeiro teria entrado em contato pelo treinador e esfriado as conversas. O representante do técnico, Hugo Magalhães, chegou a afirmar ao DIÁRIO que Carpini ia seguir no Rio Grande do Sul. No dia 11 de janeiro, o comandante foi anunciado no São Paulo. Thiago Carpini é natural de Valinhos (SP) e tem 39 anos.

Antes de ser treinador, ele iniciou a carreira como jogador entre 2005 e 2017. Atuou como volante no Guarani Sumareense, Estrela do Norte, Ponte Preta, Atlético-MG, América de Natal, Bahia, CRAC, Inter de Bebedouro, São José, Monte Azul, Novo Hamburgo, Guarani-MG, Guarani e Caldense.

Depois, traçou a trajetória como auxiliar técnico no XV de Piracibaca e passagem pelo Botafogo-PB. Em agosto de 2019, assumiu como interino no Guarani, foi efetivado e permaneceu até agosto do outro ano. No mês seguinte, comandou o Oeste, mas saiu logo depois na lanterna da Série B.

De novembro de 2020 a maio de 2021, o treinador levou a Inter de Limeira às quartas de final do Campeonato Paulista. Carpini voltou a comandar um time entre outubro de 2021 e março do ano passado em mais uma campanha de quartas de final do estadual com o Santo André. Na sequência, passou dois meses na Ferroviária após a saída de Elano e não teve bons números.

No final de maio, foi contratado pelo Água Santa e levou a equipe ao vice-campeonato do Paulistão. Eleito melhor técnico do estadual, Carpini chegou a enfrentar o Santos na Vila Belmiro pela fase de grupos e ficou no empate sem gols em janeiro. Desde a saída do time de Diadema, comandou o Juventude durante a Série B e conquistou o acesso com a equipe gaúcha.

Leia também: