Torcida Jovem é a maior organizada do Peixe (Foto: Divulgação)

A Torcida Jovem do Santos, maior organizada do clube, voltará a colocar suas faixas nas arquibancadas viradas de ponta cabeça como forma de protesto até que o Peixe retorne à elite do futebol. Esse gesto dos torcedores não é novidade, pois já ocorreu há 23 anos.

No ano de 2001, a Torcida Jovem decidiu inverter todas as suas faixas em protesto aos anos de seca do clube. O Peixe não conquistava títulos importantes desde 1984, quando venceu o Campeonato Paulista contra o Corinthians. Apesar dos títulos da Taça Rio-São Paulo de 1997 e da Copa Conmebol de 1998, a torcida não os considerava de grande importância na época.

Diante desse longo jejum, os torcedores adotaram esse protesto e se comprometeram a desvirar as faixas somente após a conquista de um título renomado. O primeiro jogo em que ocorreu oficialmente o protesto foi contra o União São João, pelo Paulistão de 2001. Antes disso, já havia acontecido em outras ocasiões, mas a faixa sempre era recolocada na posição correta.

A partir desse jogo, as faixas permaneceram invertidas por pouco mais de um ano. O desfecho ocorreu em dezembro de 2002, quando o tão esperado título foi conquistado. O Santos derrotou o rival Corinthians na final do Brasileirão, no Morumbi, e no final da partida as faixas foram viradas novamente. Foi um fato que marcou muito o torcedor santista na época.

Agora, em 2024, após um inédito rebaixamento na história do clube, a torcida prometeu realizar o mesmo protesto, mas desta vez, até que o time retorne à Série A. Nesta temporada, o Santos disputará apenas o Campeonato Paulista e a Série B do Brasileirão. A  faixa também estará na posição virada nos jogos da base e das Sereias.

Confira a carta aberta publicada pela Torcida Jovem na noite desta quarta-feira:

“A Torcida Jovem vem a público falar com todos os alvinegros.

O ano que começou será o mais difícil de nossa história, foram anos em que o Santos foi saqueado esportivamente e moralmente, largado à própria sorte por aqueles eleitos e contratados para honrar, não só a camisa do maior time de todos os tempos, mas também honrar a memória, a família e a paixão de milhões de pessoas. Nós.

Com o pior cenário da nossa história posto, a Torcida Jovem decidiu coletivamente dentro de sua diretoria por, imediatamente e em todas as partidas, estender a nossa sagrada faixa, virada.

Amanhã, e até o Santos voltar ao seu devido lugar, assim será

A decisão se estende a campeonatos de base e femininos. Sabemos que não são eles os responsáveis pela desonra sofrida, mas lembramos, os milhões de Santistas, tão pouco.

A imagem de nossa faixa virada é decorrência exclusiva dos safados que ganharam milhões de reais para desempenhar o pior de sua profissão e sua hombridade, em maioria, virando as costas para a situação que ele mesmo nos colocou, transformando a vida de milhões de pessoas.

A faixa da Torcida Jovem é a expressão máxima dos 55 anos de nossa história com o Santos onde e como Ele estivesse.

Vê-la de tal maneira, pensávamos ser a maior dor que um TJ teve em sua vida, até o último dia 6, quando nos foi dada uma dor e revolta que jamais esqueceremos.

Essa será a segunda vez em que a TJ toma tal decisão. A primeira, foi em 2001, após 17 anos de fila.

Foi um período doloroso para o Santista, mas ao mesmo tempo, um período formador de caráter, tendo a virada da faixa na conquista do título em 2002, como o momento máximo de nossa redenção.

Nossa torcida foi a única coisa que se salvou nos últimos anos, mostramos ao mundo e, principalmente a nós mesmos, a grandiosidade de nossa mobilização.

Nós provamos que o Santos e sua torcida ultrapassaram todos os limites da racionalidade, e até da matemática, quando ela nos falava que não ia dar, mas a gente insistiu até a última gota de suor.

E assim passaremos o ano. Do Sul ao Norte com o Santos, lutando pelo momento em que desviraremos nossa faixa e recolocaremos o Santos em seu devido lugar.

Leia também: