Santos volta à semifinal do Paulistão após cinco anos (Foto: Divulgação / Santos FC)

O Santos voltou a uma semifinal do Campeonato Paulista após cinco anos. A última vez que o Alvinegro Praiano disputou essa fase na competição foi em 2019, quando a equipe comandada por Jorge Sampaoli enfrentou o Corinthians, que na época era dirigido por Fábio Carille – o atual técnico do Peixe.

Naquele ano, o Campeonato Paulista ainda era disputado com jogos de ida e volta na semifinal. Assim, o Santos perdeu a partida de ida na Neo Química Arena por 2 a 1 para o Corinthians. Sem a Vila Belmiro, que estava passando por reformas, a decisão sobre a vaga na final foi marcada para o Pacaembu.

Com quase 40 mil torcedores presentes, testemunhou-se um massacre do Santos sobre o Corinthians em busca de reverter o placar do jogo de ida. O Peixe teve 75% de posse de bola contra 25% do rival. Nas finalizações, a equipe de Sampaoli finalizou 25 vezes, sendo 11 no gol, enquanto a equipe de Carille arrematou apenas três vezes e não acertou o alvo.

O Corinthians foi salvo por diversas defesas do goleiro Cássio em uma segunda-feira chuvosa na cidade de São Paulo. O placar não saía do zero e a tensão tomava conta dos torcedores santistas. Aos 40 minutos da etapa final, o zagueiro Gustavo Henrique – hoje no Corinthians – marcou de cabeça e levou os torcedores santistas ao êxtase no Pacaembu. Com este placar, o Santos empatou a decisão no agregado em 2 a 2 e levou a partida para os pênaltis.

Nas penalidades, o Corinthians começou batendo e perdeu logo na primeira cobrança com Boselli. Em seguida, Rodrygo marcou para o Santos. Na segunda rodada de cobranças, Vagner Love marcou para o time de Itaquera, mas Kaio Jorge acabou perdendo para o Peixe, deixando o placar novamente empatado.

A partir daí, cada time acertou cinco cobranças: pelo Corinthians, Ramiro, Júnior Urso, Fagner, Sornoza e Danilo Avelar marcaram, enquanto no Santos, Soteldo, Carlos Sánchez, Derlis González, Diego Pituca e Alison converteram.

Na oitava cobrança de cada time, Henrique marcou para o Corinthians, enquanto no Santos, Victor Ferraz foi para a cobrança e acabou parando no goleiro Cássio, resultando na eliminação da equipe da Vila Belmiro da competição, que só voltaria a disputar essa fase novamente após cinco anos.

Após o jogo, houve uma polêmica quando o Santos postou em suas redes sociais as estatísticas da partida, acompanhadas da frase: “A bola, numa noite injusta, puniu aquele que a ama e não a despreza”, criticando o estilo de jogo do rival comandado por Fábio Carille.

Leia também: