Veja o retrospecto do confronto entre Santos e Corinthians

Marcos Leonardo marcou na última vitória do Santos sobre o Corinthians (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O Santos recebe o Corinthians nesta quarta-feira (07), às 19h30min, na Vila Belmiro, pela sexta rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista. A equipe do técnico Fábio Carille é favorita para o clássico já que tem quatro vitórias em cinco jogos até aqui enquanto o rival teve  treinador Mano Menezes demitido após quatro derrotas seguidas e é o lanterna do Grupo C do estadual.

Além de ser o único clássico na Vila Belmiro no ano, o Peixe busca retomar as vitórias contra o adversário de Itaquera. O Alvinegro Praiano não vence o Corinthians desde 13 de julho de 2022. Na ocasião, Marcos Leonardo marcou, de pênalti, o único gol do jogo, na Vila, pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil.

Comandado pelo interino Marcelo Fernandes, o Santos foi a campo com João Paulo; Madson (Lucas Barbosa), Maicon (Luiz Felipe), Bauermann e Felipe Jonatan; Rodrigo Fernández e Camacho (Bruno Oliveira); Ângelo (Patati), Léo Baptistão (Carlos Sánchez); Marcos Leonardo e Lucas Braga.

Naquele confronto, o time santista acabou sendo eliminado no agregado de 4 a 1. Pelo momento ruim da equipe, alguns torcedores jogaram bomba no gramado e houve invasão de campo. Um dos vândalos até tentou agressão ao goleiro adversário, Cássio, que foi protegido pelo autor do gol santista. O clube pegou uma punição de jogos do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva).

Desde então, Santos e Corinthians se enfrentaram em quatro oportunidades. Ainda naquele ano, o Peixe perdeu para o rival por 1 a 0, na Vila, pelo turno do Brasileirão. Já em 2023, foram três confrontos: um pelo Paulista e dois pelo Campeonato Brasileiro. No estadual, empate em 2 a 2 na Vila. Nos turnos nacionais, derrota por 2 a 0 na Vila e empate em 1 a 1 na Neo Química Arena.

Ao todo na história, o clássico alvinegro aconteceu em 347 oportunidades. Foram 110 vitórias do Santos, 100 empates e 137 triunfos corinthianos, além de 512 gols santistas e 600 gols do Corinthians.

Leia também: