
Neymar participou diretamente de cinco dos últimos seis gols do Santos (Foto: Raul Baretta / Santos FC)
O Santos encerrou sua participação no Campeonato Paulista com um padrão ofensivo claro: os últimos seis gols da equipe foram marcados em jogadas de bola parada. Nos três jogos mais recentes, o time só balançou as redes em lances originados de faltas ou escanteios, sem conseguir marcar com a bola rolando.
A última vez que o Santos fez um gol com a bola em movimento foi na vitória por 3 a 0 contra o Noroeste, na fase de grupos do Paulistão. Na ocasião, Thaciano marcou após passe de Tiquinho Soares. Desde então, os gols saíram exclusivamente em jogadas de bola parada.
Na última rodada da fase de grupos, contra a Inter de Limeira, o Santos marcou três vezes após escanteios cobrados por Neymar, incluindo um gol olímpico, o primeiro da carreira do camisa 10. Nas quartas de final, contra o RB Bragantino, Neymar marcou de falta e também bateu o escanteio que resultou no gol de João Schmidt.
Na semifinal contra o Corinthians, que terminou com eliminação santista por 2 a 1, o único gol da equipe foi marcado por Tiquinho Soares, após cobrança de escanteio feita por Guilherme.
A bola parada também ampliou a participação de Neymar nas jogadas ofensivas do Santos desde seu retorno ao clube. Das seis assistências do camisa 10, cinco foram em cobranças de falta, escanteio ou pênalti. Apenas o passe para Guilherme marcar na vitória sobre o Água Santa saiu com a bola rolando.
Dos 23 gols do Santos no Paulistão, 11 foram em jogadas de bola parada ou originadas de escanteios e laterais. O trabalho nesse fundamento tem a participação direta dos auxiliares Pedro Malta e José Pratas, integrantes da comissão técnica de Pedro Caixinha.
Agora, o Santos volta a campo no dia 30 de março, contra o Vasco, às 18h30, em São Januário, pela estreia no Campeonato Brasileiro.
Meio campo é horroroso e os três atacantes titulares até então são fracos , sendo um deles mais artista de circo do que jogador de futebol ( perebinha Soteldo )
Esperança depositada nos que ainda não jogaram , benjamin , barreal , David Washington… Se o Neymar renovar e voltar a ser um atleta talvez ajude também , senão renovar e não voltar a ser um atleta não vai fazer diferença nenhuma
Ainda falta bastante para o Santos ter um time competitivo
Thiago Maia seria um reforço essencial , uma pena o Santos não ter conseguido concluir o negócio , mas é estranho não falar mais em meio campistas , não deu certo com o Thiago maia deveria ir atrás de outro do mesmo nível e mesma faixa de valor
Torcer para o Zé Rafael se tornar o primeiro erro de avaliação da Crefisa FC , se acertarem com ele como acertaram com Jorge e Ricardo Goulart o Santos não conseguirá tirar nada dele
Mudando de assunto, assisti o jogo do curintcha ontem, torcendo contra lógico, mas convenhamos, faz tempo que não vejo jogo na globo, mas é totalmente ridículo a narração e os comentários ontem, não escondem como são curintianos, reclamando desde o começo a cera do goleiro dizendo é um absurdo a cera desse goleiro, não viram o jogo contra o santos, a cera que fizeram, só gritavam vai Corinthians, time do povo, menphis precisamos de vc, abaixei o volume, sem condições, tomara que não passem o brasileiro tb, chega dar nojo….desculpem santistas, amo o santos, mas tem coisas que são de mais rssss
Santos precisa urgentemente resolver o lado direito com um lateral direito que peguei a camisa e diga que é sua, nem Chermont fraco em vários critérios técnicos e parece que não vai evoluir mesmo e se pintar alguma proposta pode vender pra ontem, o substituto trazido pelo treineiro o Godoy consegue ser pior ainda quem viu o atlético paranaense ano passado sabe que seria um erro trazer esse moço que era reserva do Madson….Aderlan? 35 anos nas costas vindo de cirurgia? Olha se ele se dedicar um pouco toma a vaga mas também não é lá grande coisa repito a idade e cirurgia pesam contra a favor tem que pelo menos sabe chutar a gol ou cruzar razoavelmente….Precisa de volantes ou pelo menos um pra mandar nesse meio de campo mas tudo isso que falo, falamos caonpor terra quando o próprio MT diz que o Clube precisa vender e não comprar, comprou mal comprou zagueiro pra ser reserva, comprou o Patrick II Thaciano que é jogador de série B e ainda precisa resolver os um milhão mês do amor do Runheda presidente o argentino 35 anos quase ex jogador, fora isso t jogador inútil no elenco: Migué lito, Basso e alguns que precisam provar a que vieram como o Veron que está mais pesado que um lutador de sumô…a Neymar dependência voltou, sem o Neymar o treinador se perde e não acha ou achou um plano B…
E pra não ficar no muro…..Santos e o treineiro erraram quando não liberam o Soteldo pro Atlético minas, talvez a ultima chance de recuperar o ”investimento” ….Santos tem um problema sério ”com a volta dos que não foram”…… e a experiencia recente mostrou que isso é um erro, Jorge, Dodô, Jean chuta grama lucas, Luan Perez ? e o próprio Soteldo, tem coisas que precisamos aprender com flamerd e o time da Leila, o término do ciclo de um jogador no clube, se eles se livram de jogadores consagrados que ganharam títulos e são decisivos por que não conseguimos nos livrar de jogador que nunca decide, que nos grandes jogos nunca aparece, atacante que não faz gol aliás pasmem o horrível Godoy improvisado de ponta fez gol no paulistinha e o cisca cisca *atacante* fez ZERO gols, mas o circo ele arma a firula contra noroeste e inter de L e isso agrada parte da torcida, a tal firula, subir na bola etc….*eu excluo o Neymar da *volta dos que não foram* por que Neymar decide e decidiu jogos, o Santos só chegou a semi por causa da bola parada dele, ele está acima da média mesmo com seus 33 anos e físico já em decadência….
Melhor contratação do Santos em 2025 NeymarPai.