Goleiro ultrapassou recorde de Fábio Costa de minutos consecutivos sem sofrer gol (Crédito: Ivan Storti/Santos FC)

O goleiro Vanderlei entrou de uma vez por todas para a história do Santos após a vitória por 2 a 0 sobre o Paraná, no último domingo. O arqueiro já soma 746 minutos consecutivos sem ser vazado, quebrando o recorde de Fábio Costa, ídolo campeão brasileiro em 2002, de 691 minutos.

O último gol sofrido por Vanderlei foi na partida diante do Cruzeiro, pela Copa do Brasil, quando Thiago Neves acertou um chute da entrada da área aos 12 minutos do primeiro tempo. De lá pra cá foram sete jogos sem buscar nenhuma bola no fundo das próprias redes, contra Sport, Bahia, Vasco, Grêmio, Paraná e Independiente da Argentina (duas vezes).

Além disso, a linha defensiva do Peixe também entrou para a história e igualou o recorde do Santos de sete partidas sem sofrer gols. Apenas o time de 1955 tinha conseguido essa sequência. Nessa equipe atual, Victor Ferraz e Dodô participaram de todos os jogos, enquanto o miolo de zaga foi formado por Lucas Veríssimo (quatro jogos), Robson Bambu (três jogos) e Gustavo Henrique (sete jogos).

Para ampliar o recorde de Vanderlei e para que a defesa ultrapasse o recorde de 1955 de partidas seguidas sem sofrer gols, o Santos volta a campo no próximo domingo, às 16h, quando enfrenta o São Paulo, na Vila Belmiro.