Pedro Caixinha assinou contrato de dois anos com o Santos (Crédito: Raul Baretta / Santos FC)

Mesmo sem reforços, o Peixe de Pedro Caixinha começa a ganhar forma nesta pré-temporada. O Santos, que enfrentará o Athletic-MG nesta quinta-feira (9) em um jogo-treino, está realizando trabalhos desde o dia 4 no CT Rei Pelé.

Caixinha ainda não esboçou a escalação completa, mas deve fazê-lo pela primeira vez nesta atividade. Nos treinos, o técnico vem trabalhando fundamentos com os jogadores, dividindo-os por posição.

No gol, a tendência é que Gabriel Brazão seja o titular, principalmente por sua habilidade com os pés. João Paulo, que se recuperou de lesão, ainda está atrás no ritmo de jogo e não possui a mesma qualidade na saída de bola.

A linha de defesa deve ser composta por JP Chermont, João Basso, Luan Peres e Escobar. A proposta é ter um lateral que avance pelo meio, enquanto o outro forma uma linha de três com os zagueiros. Basso e Luan foram os escolhidos pela capacidade que os dois têm de jogar em linha alta, algo que já fizeram no futebol europeu.

No meio, Tomás Rincón, Hyan e Diego Pituca devem formar o setor. A ideia é que cada um cumpra uma função específica: Rincón como marcador; Pituca na construção de jogadas; e Hyan mais avançado, chegando à área adversária.

No ataque, Soteldo, Guilherme e Wendel Silva formariam o trio ofensivo. Soteldo começará pela direita, buscando criar jogadas, enquanto Guilherme ficará na esquerda para finalizar. Durante o jogo, as posições podem ser alternadas.

A provável escalação do Santos para o jogo-treino desta quinta-feira deve ter: Gabriel Brazão; JP Chermont, João Basso, Luan Peres e Escobar; Tomás Rincón, Diego Pituca e Hyan; Guilherme, Soteldo e Wendel Silva.

Pedro Caixinha ainda aguarda a chegada de reforços. Por enquanto, apenas os zagueiros Luisão e Zé Ivaldo foram integrados ao elenco. O Peixe tem negociações avançadas com o lateral-direito Léo Godoy, o meia Thaciano e o atacante Tiquinho Soares.

O jogo-treino será realizado nesta quinta-feira, às 8h30, no CT Rei Pelé, marcando o primeiro teste do trabalho de Caixinha no Santos. O primeiro compromisso oficial será contra o Mirassol, pela 1ª rodada do Campeonato Paulista, no dia 16 de janeiro, às 21h30, na Vila Belmiro.