
Soteldo atuou em 18 jogos pelo Santos em 2025 (Foto: Raul Baretta / Santos FC)
O atacante Yeferson Soteldo se apresentou ao Fluminense neste sábado (14), nos Estados Unidos, já com um problema físico. O jogador, vendido pelo Santos, foi examinado pelo departamento médico do clube carioca, que confirmou uma lesão de grau 2 no músculo posterior da coxa esquerda.
Soteldo sentiu dores durante a segunda partida da Venezuela nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, realizada no dia 10 de junho. Ele deixou o campo no segundo tempo e não voltou a atuar desde então. Segundo o Fluminense, o atleta iniciou tratamento com a fisioterapia e será reavaliado nos próximos dias. Por ora, está fora da fase de grupos do Mundial de Clubes da Fifa.
O jogador foi anunciado pelo Fluminense na última terça-feira (10). O clube pagou 5,5 milhões de dólares ao Santos por 50% dos direitos econômicos. O atacante não atuava desde o dia 18 de maio, quando se machucou no clássico contra o Corinthians, ainda com a camisa santista. A lesão atual é na mesma região da contusão sofrida naquela partida.
A negociação foi concluída enquanto o atleta estava com a seleção venezuelana. Depois disso, ele seguiu direto para se juntar ao elenco tricolor, que está nos Estados Unidos para a disputa do Mundial. O técnico Renato Gaúcho indicou a contratação. Ambos trabalharam juntos no Grêmio em 2023.
Soteldo havia renovado com o Santos em fevereiro até o fim de 2028, em meio a uma proposta do Atlético-MG. O clube optou por manter o jogador naquele momento como parte do planejamento para a temporada. Como atuou em apenas cinco jogos do Campeonato Brasileiro, pôde ser transferido para outro clube da Série A, de acordo com o regulamento da CBF.
Em 2025, o atacante disputou 18 partidas e contribuiu com três assistências. No total pelo Santos, foram 162 jogos e 21 gols, sendo o terceiro maior artilheiro estrangeiro da história do clube.