Ricardo Oliveira e VIctor Andrade já vestiram as duas camisas (Divulgação)

Na noite deste domingo (17), teremos o confronto entre Santos e Portuguesa pelas quartas de final do Campeonato Paulista. Para reativar a memória e esquentar o duelo, o DIÁRIO decidiu relembrar alguns jogadores que já vestiram a camisa de ambos os clubes.

Ao longo da história, diversos jogadores chegaram a vestir as camisas alvinegra e rubro-verde, então, decidimos listar aqueles que foram mais marcantes ou têm uma história curiosa.

No momento atual, apenas o atacante Victor Andrade, revelado pelo Santos, joga na Portuguesa e será adversário do Peixe já nestas quartas de final do Paulistão. Mas alguns outros atletas na história já seguiram o mesmo caminho ou vice-versa.

Começando pelo gol. O uruguaio Rodolfo Rodrigues, um dos maiores nomes que já defenderam a meta alvinegra em toda a história, também já atuou pela Lusa.

Na defesa, André Luis, Domingos e o hoje auxiliar Marcelo Fernandes já passaram pelas duas equipes. Nas laterais, pela direita temos Pará, multicampeão pelo Santos, que encerrou sua carreira recentemente jogando pela Lusa no Paulistão de 2023.

Do outro lado, Zé Roberto, que foi campeão aulista jogando pelo Peixe em 2007, também teve passagem pela equipe lusitana em sua posição de origem.

Do meio para a frente

No meio de campo tivemos Carlinhos, vice-campeão brasileiro pelo Peixe em 1995, Edu Marangon, Rodrigo Fabri e Marcos Assunção. Além deles, o ex-volante Alexandre Gallo, que hoje é coordenador técnico do Santos, atuou pelo Peixe no vice-campeonato Brasileiro de 1995 e, no ano seguinte, foi vice novamente do Nacional, só que pela Portuguesa.

Além dessa passagem como jogador, em 2005, Gallo era técnico da Portuguesa e deixou a torcida lusitana bastante irritada quando aceitou a proposta de treinar o Santos, abandonando a Lusa no meio da temporada.

No ataque, vamos relembrar de dois centroavantes. Henrique Dourado, revelado pelo Santos e que não teve grande destaque na equipe santista, mas ganhou destaque pela Portuguesa e recebeu o apelido de “ceifador”.

O outro é mais conhecido pelos santistas, Ricardo Oliveira, revelado pelo time rubro-verde, se destacou e anos depois teve duas passagens pelo Santos, sendo artilheiro em ambas.