
Bozzella representou o Santos em evento no Mané Garrincha (Crédito: Reprodução)
A Vila Belmiro e o Museu Pelé entraram na rota turística de futebol do MercoSul. Um dos assessores da presidência, Júnior Bozzella, representou o Santos no evento que contou com os ministérios do Esporte e do Turismo lançaram em Brasília, a Rota dos Estádios de Futebol do Mercosul, na última quarta-feira (22).
A iniciativa que une esporte e turismo como ferramentas de desenvolvimento econômico e de integração entre povos e culturas. Dedicada exclusivamente ao mundo do futebol, a rota turística conecta a paixão pelo esporte que une Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Bolívia.
Alinhada à marca “Visit South America”, a iniciativa busca usar o futebol como uma manifestação cultural da América do Sul para promover uma experiência integrada e sustentável. A ideia é fortalecer o turismo como motor de desenvolvimento econômico, social e de cooperação na região.
O objetivo central é potencializar o turismo esportivo e aumentar o fluxo de viajantes internacionais entre os países do bloco. O evento de lançamento, realizado no Estádio Mané Garrincha, reuniu o ministro do Turismo, Celso Sabino, a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, o secretário nacional de Paradesporto do Ministério do Esporte, Fábio Araújo, representando o ministro André Fufuca, e autoridades dos outros países.
Também esteve presente o secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Patrick Corrêa. Foram anunciados os embaixadores da Rota: Washington Cerqueira, o Coração Valente, ex-atacante da Seleção Brasileira e presidente da Autoridade Pública de Governança do Futebol (APFUT), e Delma Gonçalves, a Pretinha, pioneira do futebol feminino e uma das artilheiras da Seleção Brasileira.
Segundo dados da FIFA e de órgãos oficiais de turismo, mais de 60% da população sul-americana se declara torcedora ativa de futebol, e os clubes locais movimentam não apenas torcidas, mas também amplos circuitos econômicos, culturais e turísticos. Neste contexto, os estádios de futebol se destacam como espaços de encontro e de memória viva, onde se entrelaçam história, arquitetura, arte popular e emoção coletiva.
Muitos deles contam com museus, centros de interpretação, visitas guiadas e infraestrutura para receber turistas nacionais e internacionais. A Rota nasce com o propósito de integrar os principais estádios do bloco que possuam valor simbólico, atratividade turística e capacidade receptiva.
Os critérios de seleção incluem relevância histórica, oferta de visitas guiadas, museus ou centros de memória, além de acessibilidade e infraestrutura adequadas. Participam desta primeira fase dezenas de estádios icônicos e museus do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Bolívia. A lista inclui gigantes como:
- Brasil: Maracanã, Allianz Parque, Neo Química Arena, Arena BRB Mané Garrincha, Beira-Rio, Arena do Grêmio, Museu Pelé, Vila Belmiro, Arena Castelão, Estádio Mangueirão, Museu do Futebol, Museu do Flamengo e Museu do Botafogo
- Argentina: La Bombonera, Más Monumental, Presidente Perón, Uno de La Plata, Gigante de Arroyito
- Uruguai: Estádio Centenario de Montevideu
- Paraguai: Museu CONMEBOL
- Chile: Parque Estádio Nacional.
- Bolívia: Estádio Hernando Siles e Estádio Ramón Tahuichi Aguilera, Estádio Félix Caprile
Deixar um comentário