Gustavo Vieira e William Machado acompanham treino do Santos (Crédito: Ivan Storti/SantosFC)

Atuar ao lado de Jair Ventura, colaborando com o treinador na gestão do elenco e na integração entre a base e o profissional. Essa será a principal função do novo gerente de futebol do Santos, William Machado. Ex-comentarista do Sportv, o agora dirigente concedeu entrevista ao canal sobre o projeto no clube que acaba de assumir.

Essa função é de um agente facilitador. Hoje, as comissões técnicas tomaram um tamanho muito grande, pelo profissionalismo que é exigido dentro do futebol, e em muitos momentos precisa de uma pessoa para estar coordenando essas multifunções, explicou William. A gente sabe que o técnico é muito cobrado e muitas funções que hoje são feitas pelo coordenador técnico ficavam a cargo do técnico e o sobrecarregavam demais. Ele precisa estar focado e concentrado no campo, que já é muito trabalho, então, paralelamente a isso a função também exige que tenha atenção voltada à base, que a gente faça essa conversa muito próxima para otimizar todo o processo.

E, no que depender do histórico do Peixe e de Jair, William terá muito trabalho. O clube é um dos maiores reveladores de jogadores do país. E o técnico gosta de trabalhar com atletas da base. Na sua entrevista de apresentação no Peixe, na semana passada, deixou claro que pretende aproveitar bastante os garotos alvinegros.

Contratações e dispensas de jogadores são outros temas que William irá gerenciar, e já de imediato. Enxugar o elenco, que tem 45 atletas na pré-temporada, é uma das primeiras missões que ele terá de executar em parceria com Jair Ventura.

“Vamos conversar sobre nomes, montagem de elenco, quem fica e quem sai, e a partir daí a parte contratual fica a cargo exclusivamente do Gustavo (Vieira, diretor de futebol). Ele é o responsável por avaliar dentro da estratégia do clube, dentro da situação financeira, a viabilidade de trazer esse ou aquele. A gente traça perfil do atleta, dá duas ou três opções e ele vai tentar junto com a diretoria e com o presidente fazer o melhor pelo Santos”, comentou o dirigente.