Aline Xavi é a coordenadora das Sereias da Vila (Crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

Aline Xavi, coordenadora de futebol feminino do Santos, avaliou o vice-campeonato das Sereias da Vila para o Palmeiras no Paulistão Feminino. Apesar de lamentar o título, a ex-jogadora analisou o trabalho realizado com a equipe para voltar a disputar finais depois de saídas de comissão e eliminações.

“Foram dois anos bastante conturbados entre idas e vindas de treinadores, algumas baixas na comissão técnica, mas a gente não pode falar que estamos triste. O trabalho está feito, resultado está ai e deixamos muitas equipes grandes para trás e chegamos na final do Campeonato Paulista. Óbvio que a gente almejava ser campeão, é óbvio que ninguém vai chegar e quer ser vice. Eu não posso ser ingrata de dizer que as coisas não aconteceram da forma que a gente queria porque nada acontece por acaso. Trabalho foi feito, primeiro ano com segundo semestre um pouco melhor do que foi o primeiro em questões de classificação no Brasileiro e algumas situações que mentalmente abalou a equipe. Feliz porque muitos queriam estar onde a gente chegou”, analisou Xavi.

Depois de quatro anos, o Peixe voltou a disputar uma final de estadual e Xavi reforçou sobre o respeito pelo clube. A coordenadora vê a marca Sereias da Vila de volta ao protagonismo do futebol feminino.

“Sem dúvidas. O trabalho do Kleiton é muito notório, o que ele fez quando chegou se juntando a essa comissão técnica. O trabalho é bem notório. Crescemos muito como grupo, como equipe e mostramos para os outros times que precisam voltar a ter que sempre tiveram com o Santos. Sereias da Vila vão voltar ao cenário de títulos, de taça nas competições nacionais e estaduais”, ressaltou.

O DIÁRIO DO PEIXE trouxe em primeira mão que o Alvinegro está encaminhando a contratação de Giovana Santos, Vitória Yaya e Fabiana Simões. Aline Xavi avaliou as expectativas do mercado e vê a temporada 2023 com reforços de peso para as Sereias.

“Normal a movimentação do mercado nesse período. A gente fez proposta para as várias atletas de outras equipes assim como as nossas também receberam. Futebol feminino tem algumas particularidades em questão de renovação de contrato, tem meninas que optam não renovar porque a mãe precisa e vão jogar em uma equipe perto da casa delas. É algo que você não vê no masculino por conta do dinheiro. Futebol feminino a diferença é que elas fazem não só pelo dinheiro, mas pelo amor. A gente tem jogadoras para chegar, jogadoras de peso que vão fazer diferença assim como nosso elenco já fez esse ano. E jogadoras que não renovaram por opção delas e que nós não vamos renovar por nossas opções por questões técnicas”, afirmou a coordenadora.

O Peixe já anunciou as renovações com a goleira Camila, as zagueiras TaylaCamila Martins e Kaká, as laterais Stabile e Bia Menezes, as meio-campistas Ana CarlaErikinhaBrena e Julia Daltoé e as atacantes Thaisinha, Cristiane, Jane e Ketlen.

A meia-atacante Fernanda, de 29 anos, está de saída do clube. O DIÁRIO DO PEIXE apurou que a jogadora tem negociações avançadas com um clube do estado de São Paulo e optou por deixar a Vila Belmiro, mesmo com o interesse santista em renovação.

presidente Andres Rueda já havia revelado um aumento do orçamento para o futebol feminino em entrevista ao DIÁRIO DO PEIXE. O cartola revelou que a Xavi e Kleiton possuem carta branca para reforçar o plantel. Em contrapartida, o dirigente estipulou metas para o elenco em 2023.

Leia também: