Jair trabalha no Santos até a definição de futuro (Crédito: Raul Baretta/Santos FC)

O zagueiro Jair se reapresentou no CT Rei Pelé nesta sexta-feira (03) e despistou sobre o futuro no Santos. Valorizado no mercado, o defensor recebeu uma proposta do Botafogo envolvendo 10 milhões de euros (cerca de R$ 64,7 milhões), mais o zagueiro Lucas Halter, o volante Danilo Barbosa e o atacante Tiquinho Soares.

“Isso eu deixo com meus empresários, eles resolvem isso e eu deixo dentro de campo”, reforçou.

De forma objetiva, não respondeu que se fosse negociado teria preferência de onde atuar. A apuração do Diário do Peixe é que a oferta do Rio de Janeiro não animou e vive uma expectiva por algo concreto do futebol do exterior. Enquanto isso, vai trabalhar ao lado do elenco com o técnico Pedro Caixinha.

Pedro Martins, novo CEO do clube, também comentou sobre o jogador em coletiva mais cedo.

“Jair é um ótimo jogador, tem vários clubes ligando e entrando contato. Não está negociado, apareceram várias oportunidades e o Santos vai tomar a melhor decisão para o clube e para o atleta”, reforçou.

Jair também teria despertado o interesse do Palmeiras. Além de outras ofertas do clube carioca, o Atalanta (Itália) sinalizou ao Alvinegro uma oferta de 20 milhões de euros (cerca de R$ 125 milhões) por ele e também sondagem do Napoli (Itália).

O Peixe recusou no meio do ano uma proposta do Porto, que envolvia 15 milhões de euros e a permanência em definitivo do atacante Wendel, emprestado até junho, que daria mais cerca de 3 milhões de euros.

Na última temporada, Jair somou 22 partidas, sendo duas pelo Paulistão e outras vinte pela Série B. Ele chegou a ser cortado do empate em 2 a 2 com a Ponte Preta, na Vila Viva Sorte, na 24ª rodada, no dia 30 de agosto. A explicação do clube é que ele pediu para não jogar por conta da negociação. Já a apuração do Diário do Peixe é que ele queria ter atuado e inclusive foi orientado a não acompanhar a partida na Vila.

Promessa desde a base, Jair sofreu uma lesão de LCA quando atuava pela Copinha em janeiro de 2023. Se recuperando no profissional, fez a estreia no time na reta final da Série A enquanto o clube brigava contra o rebaixamento. Já ano passado, fez um reforço muscular depois da recuperação ‘atropelada’ por conta do momento do clube em 2023.

Ele então voltou no Paulistão, retornou ao Sub-20 à pedido da comissão técnica para ganhar minutagem e reapareceu novamente no time principal. Desde julho, e com a saída de Joaquim, se tornou titular absoluto na zaga. Ainda acertou renovação de contrato com o Peixe até o fim de 2027.