Zé Rafael inicia fisioterapia no Santos e cumprimenta elenco no gramado

Zé Rafael cumprimentou elenco no gramado (Crédito: Reprodução/Edu Jardim)

O volante Zé Rafael iniciou a fisioterapia no Santos, no CT Rei Pelé, e cumprimentou o elenco no gramado nesta sexta-feira (21). O jogador vai iniciar a recuperação depois de uma cirurgia que fez na coluna há exatamente duas semanas. Sem nenhum contato com a bola, o atleta vai trabalhar aos poucos para estar 100%. O Peixe acertou a contratação dele em definitivo junto ao Palmeiras por três temporadas.

Como ele já havia sido inscrito pelo rival no Paulistão, não poderia atuar pelo Alvinegro no estadual. Então, os Departamentos Médicos dos clubes trocaram informações e decidiram que era o melhor momento para o volante passar pelo procedimento. Uma previsão de dois meses e meio até três meses após cirurgia para estar à disposição do técnico Pedro Caixinha.

Em entrevista à Bandsports e ao Jogo Aberto, o presidente Marcelo Teixeira comentou sobre o sucesso da cirurgia de Zé Rafael e negociação com o time palmeirense.

“Zé Rafael passou por uma cirurgia. Um procedimento objetivo e já está em casa, teve alta. Nós já firmamos todos os compromissos com o Palmeiras. Estávamos na condição dele poder se recuperar. O procedimento foi de sucesso, no dia seguinte já estava caminhando e está bem. Agora vai passar por aquele processo natural. Ele não está inscrito no Paulista, não pode atuar pelo Santos porque já foi inscrito pelo Palmeiras. Esse é o momento certo de fazer o procedimento. O Departamento Médico do Palmeiras e do Santos entenderam assim e seguimos. No máximo, dois meses e meio, o Zé Rafael poderá apto para jogar futebol”, reforçou.

Desde o fim de dezembro, o Santos estava insistindo ao Palmeiras pelo empréstimo do volante que disse não várias vezes, mas mudou de ideia pela chegada de outras peças no clube e o projeto santista com o retorno de Neymar.

“O Zé teve uma certa dificuldade nas apresentações junto ao Palmeiras. Nós conversamos com o Palmeiras, concluímos a negociação e de uma forma clara condicionamos que o negócio está fechado, apalavrado, nas condições concretizadas… Os departamentos médicos entenderam que precisaria de uma cirurgia rápida na coluna. E ele estar bem, livre, porque isso incomoda atualmente. Santos e Palmeiras chegaram a esse denominador. O prazo é de cerca de dois a dois meses e meio para chegar a uma conclusão. Portanto três meses. Foi inscrito pelo Palmeiras e não poderíamos utilizar. Procedimento é necessário e será feito. Aguardaremos o diagnóstico final. Caso tudo dê certo, o jogador fará parte do Santos. Caso não tenha o sucesso, ou seja averiguado algo mais grave, o que os médicos dizem que não é o caso… Acredito que a tendência seja confirmada e ele assinará o contrato. Assinaturas existem, e o acordo no contrato está condicionado a isso. Com essa cláusula. Tudo confirmado, será jogador do Santos. Se não for, o Palmeiras não faria uma negociação”, completou.

Leia também: Maduro e humilde, Neymar assume liderança e transforma ambiente do Santos

Natural de Ponta Grossa (Paraná), o meio-campista iniciou a carreira no Coritiba. Ainda acumula passagens por Novo Hamburgo, Londrina, Bahia e está no Palmeiras desde 2019. Ao todo, são 308 partidas, 25 gols e 24 assistências pelo time da Barra Funda. Além da conquista dos títulos do Brasileirão (2022 e 2023), Libertadores (2020 e 2021), Copa do Brasil (2020), Supercopa do Brasil (2023) e Recopa (2022).

Inclusive, já atuou em 21 oportunidades contra o próprio Peixe atuando pelo rival e pelo time baiano de acordo com o Transfermarkt. Foram 13 vitórias, 3 empates e 5 derrotas, com um gol anotado e três assistências.