Zico e Pelé em jogo comemorativo na Seleção (Crédito: Reprodução)

O Santos decidiu não usar a camisa 10 a partir de janeiro até definir se irá aposentar ou não o número com que o Rei Pelé fez história. O pedido para a aposentadoria partiu da família de Pelé, que faleceu na última quinta, aos 82 anos, vítima de complicações de um câncer no cólon.

Zico, camisa 10 histórico do Flamengo e da Seleção Brasileira, opinou sobre a ideia e se mostrou contrário ao fato. Em participação no programa “Seleção SporTV”, o Galinho de Quintino disse que os jogadores precisam aprender a lidar com a pressão que a história traz.

“Não sou muito favorável não porque eu acho que isso é uma referência para o atacante, é um prazer muito grande você poder usar a camisa do cara que você admira, um cara que foi importante. Eu sempre fui contra essa questão de aposentar as camisas, tem muito feito para o clube, para as entidades, mas eu não acho legal, porque se tivessem feito isso, eu um dia não teria o prazer de vestir a camisa do Rei Pelé”, afirmou Zico.

Na última discussão sobre mudança do Estatuto do Peixe neste ano, algumas sugestões para a aposentadoria da camisa 10 foram feitas, mas a proposta levada para votação e aprovada pelos conselheiros foi o uso de uma coroa acima do escudo. Ela já será usada no uniforme do Santos na Copinha, que começa dia 4 de janeiro para o Peixe.

Caso seja aprovada a aposentadoria da camisa 10, o Santos precisará contar com a ajuda da Conmebol. A entidade Sul-Americana pede, por exemplo, uma lista de 50 jogadores para a Copa Libertadores da América. Um desses precisa ser o camisa 10. Em caso de aprovação interna, o Peixe deve ir à FIFA para conseguir a liberação final.

“Imagina se o pessoal ficasse tirando tudo que é número, que é camisa. Ainda bem que a 10 da Seleção já estava mais amaciada pelo Rivellino quando eu peguei, não foi direto do Pelé. Mas tiveram outros que sofreram com a camisa e comparações. Se você não tiver a cabeça boa, não consegue. É muita pressão em cima. O jogador tem que saber conviver com isso. Então, eu não sou a favor da aposentadoria de número de camisa, não”, completou Zico.

Leia também: