Na sua primeira entrevista como presidente do Santos, José Carlos Peres declarou que buscaria um técnico que tivesse o DNA do clube, que jogasse no ataque e não apenas por uma bola.

A imagem que muitos torcedores tem desse treinador é a de Dorival Júnior, que em alguns momentos, especialmente em 2016, conseguiu fazer o Santos jogar um futebol bonito e com resultados em campo. Em 2017, porém, o treinador falhou tanto na beleza quanto no desempenho e foi demitido.

Levir Culpi em nenhum momento conseguiu fazer o Santos jogar com o DNA ofensivo. Seu time se defendia muito bem, mas só atuava no contra-ataque. Assim, conseguiu uma série de bons resultados, até que o tropeço para o Barcelona cobrou o preço e o treinador foi demitido.

Jair Ventura tem apenas um trabalho em clubes profissionais, mas o que o Botafogo mostrou sob o seu comando está longe de ser o modelo dito por José Carlos Peres no seu primeiro discurso oficial. O Botafogo de Jair Ventura atuava com três volantes na grande maioria dos jogos e tinha a competitividade e o contra-ataque como suas principais características. Não era um time que tocava a bola com maestria, muito menos um time que buscava o gol a todo momento.

Muitos podem questionar que as peças que o treinador tinha a sua disposição talvez não permitissem atuar de outra forma. É uma argumentação válida, para a qual não podemos dar uma resposta por não termos outros trabalhos de Jair Ventura para usarmos como comparação.

Se o modo de atuar do Botafogo nos últimos anos for o preferido de Jair Ventura podemos dizer que o Santos errou na escolha ou o presidente desistiu do discurso da primeira coletiva. Se o Peixe jogar como o Botafogo de 2017 o torcedor não irá ver o DNA ofensivo. O time será mais próximo da equipe de Levir Culpi do que da equipe de Dorival Júnior.

E se, apesar de gostar do modelo do Botafogo, Jair Ventura tentar mudar seus conceitos também irá errar. Rogério Ceni começou a sua carreira no São Paulo com ideias modernas e ofensivas. Sofreu muitos gols no início do ano, foi muito pressionado e abriu mão dos seus conceitos para buscar um time mais defensivo. Não conseguiu jogar bem, nem resultados e caiu.

Não adianta só ouvir uma ideia e decidir utilizá-la. É preciso entender como ela funciona.