Na entrevista exclusiva que concedeu ao DIÁRIO DO PEIXE nesta semana, Jair Ventura deixou muito claro que não tem medo de colocar os jovens da base para jogar. Segundo o treinador, prevalece sempre a qualidade, e para isso ele se baseia na sensibilidade que diz ter para saber se o garoto está pronto para ser atirado às feras. Ótimo, pois o Santos precisa mesmo de seus meninos. Rodrygo é o mais badalado deles no momento, até por causa do gol marcado contra a Ponte Preta, mas o Menino da Vila mais precioso para o Peixe em 2018 será Yuri Alberto.

Antes de continuar, uma explicação: Rodrygo é um jogador muito talentoso, talvez até mais do que Yuri, e não será surpresa se tiver uma carreira mais brilhante do que seu parceiro. Isso posto, o Santos precisa mais de Yuri do que de Rodrygo pela simples razão de que não possui um bom centroavante.

Rodrygo é um ponta, e nas pontas Jair Ventura escalará sempre Bruno Henrique e Gabigol, que nunca se deu muito bem jogando no meio do ataque, e nem gosta de atuar por lá. Como reserva dos dois principais jogadores do elenco santista, o garoto terá o cenário ideal para desenvolver seu talento: entrando na equipe aos poucos, sem a obrigação de resolver o problema causado pela falta de um bom nome para o setor.

O mesmo, infelizmente, não ocorre com Yuri Alberto. Rodrigão é um jogador esforçado e tem uma boa presença física, mas falta a ele talento para dialogar em alto nível com Bruno e Gabigol. A saída mais lógica é a contratação de um novo centroavante, mas isso é um problema sério para um clube em situação financeira ruim, como é o Santos. Gols custam caro, então não será nada fácil trazer um jogador para substituir Ricardo Oliveira à altura.

Nesse cenário, resta dar uma chance a Yuri. Não é preciso ser nenhum Pep Guardiola, ou um Jair Ventura, para saber que o procedimento correto com um garoto de 16 anos (ele vai completar 17 em março) é colocá-lo na equipe aos poucos, sem muita pressão. Mas no Santos as coisas nem sempre funcionam conforme o manual. Yuri Alberto tem o talento e Jair, a coragem necessária para apostar nele. Se der certo, o Peixe terá um ataque sensacional nesta temporada. Sonhar não custa nada.