Nos últimos dias, os pedidos dos torcedores santistas não pararam. Robinho, Diego, Ganso, Zelarayán… são muitos os nomes debatidos nas redes sociais, pelo whatsapp, twitter ou qualquer que seja o canal. Nas lives dos Diário do Peixe, perguntas sobre contratações chegam a todo minuto. Entendo a torcida e, como santista, também estou ansioso, mas não podemos errar nos nomes.

Não é porque o clube receberá uma boa quantia financeira com a primeira parcela da venda de Rodrygo e a possível grana de Lucas Veríssimo que agora estamos ricos e podemos trazer qualquer um. O elenco é enxuto – conta hoje com apenas 29 atletas – e precisamos de reforços, mais de 3 pelos menos! Mas não pode ser qualquer um ou um medalhão que agora quer os nossos milhões.

Precisamos contratar atletas que cheguem para jogar, que não tenham só status, mas condições de serem titulares. Além disso, precisam ser nas posições certas.

Homens de meio campo são a nossa maior necessidade. Alison está longe de ser uma unanimidade, mas ficou claro que quando deixou o time lesionado não tínhamos um jogador de combate para o setor. Além de um volante de marcação, há a carência de um volante que saiba sair para o jogo.

Já para a criação, estamos acéfalos e faz tempo. Há quem diga que isso ocorreu depois da saída de Lucas Lima. Eu acho que antes, pois na última temporada esse atleta andou em campo e pouco fez. Jean Mota e Cittadini não deram conta do recado. Pituca está se esforçando e até agradando, mas ainda é jovem e sem experiência. A chegada de um camisa 10 é necessária, mas nada de ordenados de R$ 600 mil, contratações de milhões.

Por último, um centroavante, um típico 9 que goste de atuar na área, é preciso para compor o elenco. Gabigol e Sasha até jogaram de pivô, mas ficou claro que não é a deles. Das posições que somos carentes, essa é a que menos preocupa, mas ter um matador no grupo não seria mal.

Já erramos num passado não muito distante com Dodô, Montillo, Leandro Damião e outros. Gostamos de anunciar que se trata da contratação mais cara da história do futebol brasileiro, mas o resultado em campo todos nós sabemos. Então vamos ter calma e gastar os nossos milhões corretamente, num novo CT para os Meninos da Vila, pagar dívidas e em contratações, mas certeiras e baratas, o bom custo-benefício.