O trabalho de Jair Ventura no Santos é muito ruim. São 13 derrotas em 31 jogos, 11 partidas sem marcar um golzinho sequer, duas vitórias no Campeonato Brasileiro, ambas em casa contra os dois piores times na classificação, Ceará e Paraná Clube.

O treinador defende o seu trabalho com as classificações na Copa Libertadores e na Copa do Brasil. No primeiro, não conseguiu fazer gol no Real Garcilaso e só conseguiu a vaga com uma vitória inesperada diante do Estudiantes, na Argentina, em jogo com atuação espetacular do goleiro Vanderlei, que fez diversos milagres.

Na Copa do Brasil enfrentou o único adversário que está na disputa da Série C. Ainda conseguiu a proeza de perder um dos confrontos. Ou seja, não fez nada mais do que a obrigação. Não é mérito ter conseguido a vaga.

No Campeonato Paulista o Santos perdeu para Bragantino (Série C), São Bento (Série B) e Novorizontino (Série D), além das derrotas para o Palmeiras.

O Santos de Jair Ventura é mal treinado. Ataca com pouco e defende com pouco. Ofensivamente depende das individualidades, defensivamente tomou gols de bola parada nos três últimos jogos. Isso é treino (ou a falta dele).

O time não tem meia. É verdade, mas não tem meia desde janeiro. São seis meses de trabalho e um treinador deveria encontrar uma maneira de suprir essa ausência. Outros times sem grandes meias estão muito na frente do Santos na classificação. Fluminense e Sport tem 14 pontos, o América-MG, com o Serginho de meia, tem 10.

Diretoria do Santos, passou da hora de uma mudança. Se esperar a Copa do Mundo pode ser tarde demais.